Economia

Autarquia de Olhão aumenta em 30% o investimento na Educação e Desporto

 
A Autarquia de Olhão reportou hoje em nota de imprensa que continua a encarar o investimento no apoio à Educação e Desporto como áreas prioritárias.

 
Assim sendo avançou que na Educação e Ação Social Escolar, o investimento ascendeu aos cerca de 1 milhão de euros em 2016, um aumento de cerca de 30% em relação a 2015. Ao Desporto, foram destinados perto de 500 mil euros do Orçamento Municipal.
 
Na Educação, o esforço do Executivo continua a ser os apoios que incentivam o sucesso escolar, como a oferta dos manuais e material escolar aos alunos do 1º Ciclo, bolsas de estudo aos estudantes do concelho, refeições ou transporte e passes escolares.
 
O ano passado ficou também marcado por investimentos de vulto que foram efetuados no setor da Educação, com destaque para o apetrechamento das escolas do 2º e 3º Ciclos, a instalação de sistemas de ar condicionado em todos os jardins-de-infância, a compra de panelas basculantes e fornos e a aquisição de dois autocarros”. Este último investimento ascendeu a mais de 400 mil euros.
 
“A Educação continua a ser uma prioridade deste Executivo, porque só através da educação dos jovens de hoje podemos aspirar a um concelho mais produtivo e mais qualificado no futuro”, sublinha o Presidente da Autarquia, António Miguel Pina, acrescentando que “só num quadro de ajuda àqueles que mais necessitam faz sentido para mim o exercício do poder público autárquico”.
 
Ainda no que diz respeito à Educação, merecem destaque os apoios no âmbito da Ação Social Escolar ao pré-escolar e ao 1º Ciclo, que no ano de 2016 ascenderam aos 44 mil euros, bem como o fornecimento de refeições. A Autarquia proporciona diariamente cerca de 2 mil refeições, o que representa uma fatia do Orçamento Municipal de cerca de 360 mil euros.
 
No que diz respeito ao Desporto, a maior parcela do orçamento de 2016 foi aplicada na substituição do relvado sintético do Estádio Municipal, onde foram investidos 140 mil euros.
 
“Tratava-se de um investimento crucial no domínio do Desporto no concelho”, adianta António Miguel Pina referindo-se a esta intervenção, acrescentando que “o concelho de Olhão possui neste momento um Estádio Municipal de que todos nos podemos orgulhar, apto a servir as necessidades dos clubes e atletas que dele usufruem”.
 
No que diz respeito aos contratos-programa de desenvolvimento desportivo, foram apoiadas pela Autarquia 21 entidades do concelho com cerca de 305 mil euros, donde se destacam a Associação Desportiva 4 ao Cubo, o Clube Oriental de Pechão, o Ginásio Clube Olhanense e o Sporting Clube Olhanense.
 
“Estamos conscientes do papel que o desporto e a prática desportiva têm para os olhanenses, e estamos conscientes dos benefícios da democratização da prática desportiva para a saúde e bem-estar das populações”, conclui António Miguel Pina.
 
Algarve Primeiro