Sociedade

Autarquia de Tavira apresentou "Viva a Primavera" com mais cultura e animação

 
Foi apresentada a segunda edição, do programa de animação de Tavira "Viva a Primavera", que decorre entre abril e junho.

 
Trata-se de um programa promovido pela autarquia e associações culturais do concelho, com o objetivo de estimular e valorizar a criatividade da comunidade, a iniciativa de organizações, práticas culturais e o aparecimento de novos talentos artísticos, numa altura do ano em que já convida a sair à rua.
 
Música, teatro, poesia, cinema ou a V Mostra da Primvera integram este programa, apresentado pelo Presidente da Autarquia, Jorge Botelho, pela Vice-Presidente, Ana Paula Martins e por Jorge Queiroz, Chefe de Divisão de Cultura, Património e Museus da cidade.
 
Em conferência de imprensa, que teve lugar esta segunda-feira na Biblioteca Municipal, o autarca Jorge Botelho, avançou que o programa, visa essencialmente "apresentar um leque de propostas culturais, envolvendo as associações do concelho; ou seja, a prata da casa que é vasta, riquíssima e complementar, o que permite um cartaz diversificado". 
 
Jorge Botelho evidenciou o facto desta iniciativa abranger todo o concelho, "o que não só permite levar a diversidade cultural às freguesias como também descentralizar os eventos da cidade".
 
"Dado que a primeira edição do ´Viva a Primavera` foi uma oportunidade para levar as pessoas à rua nesta altura do ano, já convidativa, a sua continuidade é um imperativo", referiu 
 
Este ano "acrescentamos mais iniciativas com vista a enriquecer a oferta, sem perder de vista, o mesmo objetivo:desenvolver atividades com os tavirenses, para os residentes e com as portas abertas para quem nos visita", realçou o edil.
 
Para isso a autarquia investe nesta segunda edição, 70 mil euros, mais 20 mil em relação a 2016, apoiando as associações no seu trabalho, que será apresentado à comunidade tavirense e visitantes.
 
Do ponto de vista turístico, Jorge Botelho acrescentou, que o evento além de ter impacto financeiro local, "fideliza as pessoas e ocupa os visitantes que se encontram nos hóteis nesta altura do ano".
 
Jorge Queiroz, Chefe de Divisão de Cultura, Património e Museus da cidade, realçou que Tavira é uma referência cultural na região, cuja divulgação tem vindo a permitir um aumento significativo no número de visitantes e que este programa (Viva a Primavera) constitui um reforço para esbater o problema da sazonalidade.
 
Aquele responsável realçou mesmo que o número de visitantes ao Museu da cidade, em 2016, rondou as 67 mil visitas; "número que, em comparação com outros museus a nível nacional dá bem conta do quanto Tavira se tem afirmado como cidade cultural". 
 
A finalizar Jorge Botelho, reforçou a sua aposta neste segmento, não esquecendo a reabilitação do Cine-Teatro António Pinheiro, que deverá estar concluída em 2020, entre o lançamento do concurso público internacional e a conclusão da obra, avaliada em 5 milhões de euros, com recurso a fundos comunitários até 50% do seu valor do global.
 
Com esta obra finalizada, o Presidente da Câmara de Tavira, antevê um concelho, com mais e melhor oferta cultural.
 
Veja toda a programação do "Viva a Primavera" aqui
 
Algarve Primeiro