Sociedade

Autarquia de Tavira promove visita à Igreja dos "pescadores e mareantes"

 
No âmbito do ciclo “Passeios na história de Tavira” realiza-se, no dia 11 de julho, pelas 10h30, uma visita à Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo (Igreja de Nossa Senhora das Ondas), sob a orientação do historiador de arte da Câmara Municipal, Daniel Santana.

 
Segundo explica nota da edilidade, parte importante da população tavirense era composta por pescadores e mareantes, os quais se reuniam na confraria do Corpo Santo, vulgarmente conhecida por Compromisso Marítimo. 
 
De origem medieval, esta confraria assumiu a necessidade de construir um templo que refletisse o prestígio e a relevância social dos mareantes da cidade, dotando-o, ao longo dos séculos, com obras reveladoras da sua espiritualidade e principais devoções, com destaque para São Pedro Gonçalves Telmo e para a Nossa Senhora das Ondas — devoção que igualmente designa a igreja.  
 
“Passeios na História de Tavira” tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.
 
A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral (número máximo de 30 participantes).
 
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email edu.museus@cm-tavira.pt ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira - Palácio da Galeria.