Economia

Autarquia de Vila Real de Stº António paga dívidas privatizando saneamento e água

 
A Câmara de Vila Real de Stº António vai privatizar sistema de água e saneamento, o privado que ganhar o concurso fica com a concessão, gestão e exploração dos serviços públicos por um período de 30 anos.

 
A notícia do “Correio da Manhã”, confirma que a autarquia irá receber da empresa concessionária, no mínimo, um renda de 47 milhões de euros a preços atuais e atualizada de acordo com a inflação. 
 
A autarquia referiu ao “CM”, que o encaixe financeiro permitirá “a amortização do investimento superior a 60 milhões de euros (com apoios comunitários) efetuado nos últimos 10 anos pelo município, o qual era absolutamente necessário para evitar a aplicação, por parte da Comissão Europeia, de multas pesadas ao Estado Português por via do incumprimento no tratamento dos esgotos que eram lançados ao rio Guadiana”. 
 
A câmara realça que os tarifários que serão aplicados no futuro aos munícipes, “seguem as recomendações do estudo de viabilidade económica e financeira, elaborado e aprovado pela autarquia e integram as recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos”. 
 
O autarca Luís Gomes, destaca que “o encaixe financeiro desta concessão permite resolver de vez o problema da dívida da câmara, contraída para resolver os problemas de infraestruturação básica do concelho, e confere sustentabilidade financeira ao município para os próximos anos”.