Política

Autárquicas:Atleta recordista mundial de natação é o Mandatário da Juventude de Carlos Silva e Sousa

 
Filipe Santos, atleta recordista mundial de natação na classe S21 (Síndrome de Down) aceitou o convite de Carlos Silva e Sousa para ser seu Mandatário da Juventude, no âmbito das próximas eleições autárquicas de 1 de outubro.

 
"Estou muito feliz por ter sabido esta manhã que o Filipe Santos aceitou ser o Mandatário da Juventude da minha candidatura. O Filipe é um campeão em toda a linha e um jovem que é um exemplo para todos nós. É provavelmente, nos dias de hoje, o melhor atleta mundial da sua especialidade. Deixo por isso uma palavra de enorme gratidão ao Filipe, à sua família, treinadores, responsáveis pela Secção de Natação e dirigentes do FC Ferreiras pela possibilidade que me dão de poder partilhar esta notícia que muito me emociona.” Foi esta a mensagem que Carlos Siva e Sousa partilhou na sua página de Facebook, dando nota do convite formulado e entretanto aceite pelo atleta Filipe Santos e respetivos familiares.
 
Filipe Santos é um atleta de natação adaptada que pelo Futebol Clube Ferreiras, bateu, no passado dia 18 de Fevereiro, o recorde do mundo dos 25 metros livres, na classe S21 (Síndrome de Down), com a marca de 14,15 segundos. O nadador superou, ainda, um recorde da Europa, que já lhe pertencia, ao nadar os 25 metros mariposa em 15,89 segundos.
 
O atleta garantiu, ainda, os mínimos para o Europeu DSISO, para atletas com Síndrome de Down, que se realizará em Paris, ao fazer os 100 metros estilos em 1:26.51 minutos, e os 50 livres em 32,588 minutos. 
 
Filipe Santos sagrou-se este ano campeão nacional absoluto (S21), nos 50 metros mariposa e livres, nos 100 metros estilos, 25 metros livres, 100 metros livres, 200 metros livres, 4×100 metros estilos e 4×100 metros livres, conquistando, no total, oito medalhas de ouro.
 
O atleta foi um dos homenageados na Gala de Desporto de Albufeira de 2016, juntamente com o Selecionador Nacional de Futebol, Fernando Santos. Já este ano, Filipe e a sua equipa foram recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num encontro que decorreu nos Jardins do Palácio de Belém.