Política

Autárquicas:Coligação "Faro no Rumo Certo" apresentou programa eleitoral

 
 
A Coligação "Faro no Rumo Certo", apresentou hoje o seu programa eleitoral, para as próximas eleições autárquicas.

 
A iniciativa decorreu num restaurante na Vila Adentro, onde foram convidadas quatro figuras, que deram o seu parecer consultivo sobre o programa, nomeadamente Carlos Andrade, Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Faro e Presidente da Fundação António Silva Leal; Afonso Dias (cantautor, poeta e deputado constituinte), o reputado arquitecto Gonçalo Vargas e, ainda, Filipe Nascimento, engenheiro e ativista em luta por melhores acessibilidades para cidadãos de mobilidade reduzida.
 
Rogério Bacalhau agradeceu os contributos deste painel e comprometeu-se a fazer deste documento, “mais do que um programa eleitoral, um plano de ação para continuar a levar Faro rumo ao desenvolvimento que merece”.
 
Destacou três eixos que, "marcaram este mandato", a questão do problema financeiro da autarquia, "que não será um tema de preocupação no próximo mandato" a requalificação do concelho e a afirmação de Faro.
 
Esta é a "linha" que o recandidato diz querer continuar a trabalhar, resumindo num programa, matérias diversas, que abrangem todas as áreas.
 
Na mobilidade, Rogério Bacalhau quer Faro "como uma referência nas acessibilidades, a revisão do PDM tem sido feito neste mandato, assim como o plano de Mobilidade e Transportes, trabalho já efetuado que permite mais rapidamente avançar nesse sentido", confirmou aos jornalistas.
 
A manutenção do espaço público, a promoção da coesão social, o apoio à família a cidadania a educação, juventude e desporto bem como a proteção dos animais, são outras propostas que fazem parte do mesmo programa, onde foi apontada para 2018 a construção, de um Canil/Gatil.
 
Na educação está previsto o aumento da oferta do Pré-Escolar e o aumento da Ação Social. A construção de fogos para habitação social, com 100 novas habitações, também consta no mesmo documento.
 
Na cultura o objetivo é trabalhar para eleger Faro, Capital da Cultura em 2027, onde mais uma vez Joaquim Guerreiro, "serviu de inspiração, para alcançar esse objetivo".
 
Na economia e empreendedorismo, é defendida a consolidação e o aumento da Baixa da Cidade, com ligação ao Mercado Municipal, "criando-se polos culturais, para que as pessoas, quase que intuitivamente liguem a Baixa ao Mercado".
 
No desporto é defendida a requalificação de espaços desportivos e a criação de novos, "pela necessidade que hoje existe, não só na cidade mas também nas freguesias".
 
A completa requalificação de toda a zona ribeirinha, da Estação de Comboios ao Coreto; a exigência de concretização do projeto de requalificação para o Cais Comercial e a recuperação de edifícios públicos para concretização da extensão do Museu da Marinha (Governo Civil), ampliação da Câmara Municipal (PJ), turismo (Quartel dos Bombeiros Voluntários e Finanças) e polo de arte contemporânea (antigo armazém da REFER) ou a municipalização da gestão do estacionamento tarifado, são outras propostas que o programa eleitoral apresenta.
 
No dia em que o distinto clínico João Larguito Claro faleceu, foi-lhe prestada homenagem, não só porque era membro da lista à Câmara Municipal, mas principalmente porque foi recordado, "como um insigne médico e um homem eterno".