siga-nos | seja fã
PUB
 

Bernardette Romeira

Bernardette Romeira
Imprimir Partilhar por email
22-07-2014 - 23:18
Certamente que muito haveria por escrever acerca de Bernardette Romeira, no entanto, basta ligar o seu nome ao ensino, para que a comunidade se renda ao seu inesgotável talento.
 
Sempre com o intuito de enaltecer o melhor que se faz na região e, divulgando os rostos de quem tem a coragem de ser Grande, o Algarve Primeiro, presta a sua justa homenagem a um grandioso emblema da cidade de Olhão, e cujo percurso é conhecido e, reconhecido noutras zonas do Algarve.
 
Imediatamente associado o seu nome ao Colégio, Bernardette Romeira, é um exemplo de dedicação ao trabalho, sobretudo na área educativa, sem esquecer toda a dinâmica social que a sua iniciativa acarretou e, continua a acarretar através dos seus descendentes.
 
De acordo com a informação disponibilizada no sítio do Colégio na Internet, (no espaço “Historial”), o nome desta instituição presta homenagem à sua fundadora, Bernardette de Jesus Romeira, olhanense, professora e impulsionadora da Educação nos concelhos de Olhão, e S. Brás de Alportel. 
 
A mesma fonte ainda que, “conjuntamente com o seu marido, o maestro José Belchior Viegas, iniciou o seu projecto de ensino em 1949 no Externato Dr. João Lúcio, em Olhão [o princípio de um longo percurso profissional e pessoal ao serviço da comunidade e principalmente ao serviço da educação], posteriormente extensível ao Externato de S. Brás de Alportel (1957), ao Colégio Algarve (anos 70), em Faro, e ao Colégio Internacional de Vilamoura (anos 80).”
 
Após um longo percurso de trabalho e de investimento pessoal e profissional ao serviço da educação, aos 83 anos de idade, e quando o propósito de ensinar parecia estar concluído, Bernardette Romeira fundou o Colégio “legando aos seus descendentes o compromisso de continuar a desenvolver o seu projecto de ensino, com o objecto último de proporcionar à comunidade um serviço de educação de excelência, baseado em princípios conceptuais do ideário a servir, Educar para a Liberdade e Autonomia.”
 
Como produto de todo esse trabalho, o Colégio Bernardette Romeira é uma instituição prestigiada em toda a região algarvia pela oferta educativa e pelos objectivos que reúne.
 
A título de curiosidade, o Colégio Bernardette Romeira é um estabelecimento de ensino privado da tipologia escolar escola básica integrada do 1º, 2º e 3º Ciclos com Jardim de Infância, funcionando em instalações construídas para o efeito e as quais cumprem todas as exigências programáticas, construtivas e técnicas da tipologia a servir, de acordo com a legislação em vigor.
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Manuela Sabino



-

Patrícia Amado



-

Celeste Martins (Moncarapacho)



-

Mário Centeno



-

António João Eusébio (Moncarapacho)



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

ver mais
 
Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

ver mais
 
Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio