Política

Bloco alerta para dificuldades no acesso a tratamentos de radioterapia no Algarve

 
As deputadas Cecília Honório e Helena Pinto questionaram o Ministério da Saúde acerca das dificuldades enfrentadas pelos doentes no Algarve.

 
Segundo as parlamentares, os doentes da região que necessitam desta terapêutica têm que ir a Faro, onde este serviço é disponibilizado através de prestador convencionado do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ou então têm que se deslocar a Lisboa.
 
As deputadas dos Bloco exigem saber quais os procedimentos que têm vindo a ser desencadeados para garantir a disponibilização de tratamentos de radioterapia no Algarve, no âmbito do SNS, e quando se prevê que esta seja uma realidade para os doentes da região.
 
Cecília Honório e Helena Pinto consideram também ser "fundamental aferir quais as iniciativas que estão a ser desencadeadas para garantir o acesso dos doentes a radioterapia enquanto este serviço não é cabalmente prestado no SNS", inquirindo ainda Paulo Macedo sobre quais as medidas que estão no terreno para assegurar o acesso dos doentes do Algarve aos tratamentos.