Política

Bloco de Esquerda exige a suspensão imediata das demolições na Ria Formosa

 
Os deputados do Bloco de Esquerda apresentaram à Assembleia da República, na passada sexta-feira, o projeto de recomendação para a "Suspensão Imediata das Demolições na Ria Formosa".

 
Para o parlamentares do Bloco, a pretendida renaturalização é um processo compatível com a legítima expetativa dos habitantes de não serem expulsos de um território onde viveram sucessivas gerações, sendo um processo que deve servir os interesses da população e "não pode ser feito de costas e contra estas mesmas populações".
 
O Bloco acrescenta, que o processo de demolições em curso, no âmbito do Polis Litoral Ria Formosa, como tendo sido feito com pouco diálogo com as comunidades residentes na Ria Formosa, facto que já levou a serem "escorraçadas das suas casas, famílias de fracos recursos que não foram realojadas".
 
O Grupo Parlamentar do Bloco junta-se assim à "denuncia feita pelo Secretariado da Coordenadora Distrital do Algarve em que exigia, à Sociedade Polis, às Câmaras Municipais de Olhão e Faro e ao Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, o realojamento das famílias que na sequência da demolição da sua habitação foram divididas em casas de familiares e, noutro caso, ficaram a dormir ao relento".
 
O projeto de resolução apresentado propõe ainda a requalificação da Ria como forma de preservar o seu valor natural, a qualidade da água e a atividade marisqueira e viveirista, sendo esta principais motores da dinamização da economia local e regional, de que muitas famílias dependem para a sua própria sobrevivência.