Política

Bloco de Esquerda insiste na eliminação de portagens na Via do Infante e correção de traços contínuos na EN125

 
O deputado João Vasconcelos, eleito pelo Algarve, entregou hoje na Assembleia da República, através do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, mais um Projeto de Resolução que propõe a eliminação das portagens da Via do Infante.

 
O deputado João Vasconcelos, eleito pelo Algarve, entregou hoje na Assembleia da República, através do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, mais um Projeto de Resolução que propõe a eliminação das portagens da Via do Infante.
 
No mesmo Projeto propõe a correção da sinalética horizontal (traços contínuos) em alguns troços requalificados da EN125, entre Olhão e Vila do Bispo.
 
Em comunicado o BE diz tratar-se da 5.ª proposta bloquista entregue no Parlamento, em menos de 2 anos, versando a abolição das portagens no Algarve – uma em cada sessão legislativa (3 sessões) e 2 na discussão do Orçamento de Estado para 2016 e 2017. 
 
Todas as 4 propostas anteriores foram reprovadas pelo PS, PSD e CDS/PP. Caso esta proposta seja também chumbada, o Bloco de Esquerda garante apresentar novo Projeto para abolir as portagens na Via do Infante na discussão do próximo Orçamento de Estado.
 
O Bloco de Esquerda espera que desta vez, perante "a dimensão da tragédia que continua a abater-se e até a agravar-se no Algarve, pelo menos os deputados do PS viabilizem a proposta para eliminar as portagens".
 
O BE argumenta com a sinistralidade rodoviária que continua a aumentar na região, com muitas vítimas mortais e muitos feridos graves. Desde 1 de janeiro e até 7 de setembro ocorreram no Algarve 7.694 acidentes de viação (mais 334 do que em 2016 e mais 1.006 do que em 2015), com 20 mortos e 135 feridos graves. Mais uma vez a região irá terminar o ano com mais de 10.000 acidentes rodoviários, tal como o ano passado com 10.241 acidentes e muitas vítimas – uma tragédia que não se pode tolerar e que não pode continuar, pode ler-se no mesmo comunicado.
 
O Projeto de Resolução também propõe que o governo faça a correção, com urgência, da sinalização horizontal (traços contínuos) em alguns troços da EN125, recentemente requalificados, entre Olhão e Vila do Bispo, pois entende que "toda esta errada requalificação tem motivado diversos protestos e reclamações de utentes, empresários e populações".
 
O Projeto de Resolução também elenca um conjunto de argumentos para eliminar as portagens no Algarve, nomeadamente "as promessas do primeiro-ministro, ainda não cumpridas, e o ruinoso e obscuro contrato da PPP Via do Infante, que penaliza o Estado e os contribuintes, e continua a engordar os bolsos da concessionária".