Sociedade

Bombeiros de Portimão preparados para emergências no Aeródromo Municipal

 
 
Operacionais do Corpo de Bombeiros de Portimão concluíram ontem, no Aeródromo de Cascais, a formação especializada no combate a incêndios em aeronaves.

 
Considerando a realidade do concelho de Portimão em matéria de atividade aeronáutica, nomeadamente face às infraestruturas existentes, como o Aeródromo Municipal e o Heliporto do Hospital, foi preconizado com o apoio da Câmara Municipal de Portimão a realização de uma formação especializada com vista a incrementar o nível de conhecimentos dos Bombeiros do concelho em eventuais acidentes aéreos.
 
A formação que decorreu nos Aeródromos de Portimão e Cascais, abordou temáticas essenciais para a abordagem a um sinistro desta natureza, como, a utilização de veículos e equipamentos de intervenção em combate, salvamento e desencarceramento em ambiente aeronáutico, alinhando os procedimentos de intervenção aos perigos que as aeronaves apresentam. 
 
Aeródromo Municipal testa Plano de Emergência Interno
 
Na próxima segunda-feira, está prevista a realização de um exercício à escala real, pelas 14:00 horas, com os procedimentos e a capacidade interna do Aeródromo para responder a situações de emergência, bem como a interação com meios de socorro externo. 
 
A validação do Plano de Emergência Interno (PEI) é uma das exigências do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) para a passagem para a categoria 5 daquela infraestrutura com a consequente implementação do Serviço Básico de Salvamento e Luta Contra Incêndios (SBSLCI), condição essencial para a operacionalização da carreira aérea de transporte de passageiros Bragança/Vila Real/Viseu/Cascais/Portimão, prevista para o próximo ano.