Sociedade

Bravo Nico apresenta conferência sobre educação em Loulé

 
No próximo dia 27 de maio, quarta-feira, pelas 21h00, José Bravo Nico vai estar no Salão Nobre dos Paços do Concelho para mais uma conferência integrada no Ciclo “Horizontes do Futuro”.

 
O orador traz à discussão o tema da educação, numa apresentação que terá como mote “Aprender é Viver!”.
 
“É através da educação que nos transformamos, nos desenvolvemos e nos tornamos mais humanos. A educação tem sido, desde sempre, um dos mais importantes instrumentos de que a humanidade se tem socorrido para assegurar a construção e a passagem do conhecimento humano, entre as gerações que se vão sucedendo. A escola tem sido, neste contexto, a instituição que tem sido convocada a concretizar aquela missão, o que tem feito, de forma diversa e heterogénea.
 
No entanto, como é do conhecimento comum, a aprendizagem não se circunscreve ao perímetro, físico, institucional e social, da escola. Aprendemos em todos os espaços e tempos das nossas vidas, sendo que, na atualidade, as oportunidades de aprender encontram-se em cada momento e em cada espaço do nosso quotidiano.
 
Neste mundo complexo, dinâmico, imprevisível e exigente, como devemos pensar, desenhar e concretizar a educação das pessoas, nos territórios e nos momentos em que elas vivem?” 
 
Esta iniciativa tem entrada livre.
 
José Bravo Nico nasceu em Évora, em 1964. É Doutor em Ciências da Educação, pela Universidade de Évora (2001), Mestre em Ciências da Educação (Área de Análise e Organização do Ensino), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (1995), e Licenciado em Ensino de Física e Química, pela Universidade de Évora (1989). 
 
Exerce a sua atividade académica e científica, como Professor Auxiliar, na Escola de Ciências Sociais/Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, instituição em que ingressou em 1991. Nesta instituição de ensino superior é, ainda, Investigador no Centro de Investigação em Educação e Psicologia, unidade orgânica de que é Vice-Presidente da Mesa do Conselho Científico e onde coordena o Grupo de Investigação de Políticas Educativas, Territórios e Instituições.
 
É Deputado à Assembleia da República, eleito pelo Partido Socialista, no círculo eleitoral de Évora, desde junho de 2014, integrando a Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus;
 
É membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), eleito pela Assembleia da República, em representação do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, desde setembro de 2013, instituição em que é Coordenador da Comissão Permanente de Conhecimento Escolar, Organização Curricular e Avaliação das Aprendizagens.
 
É membro do Conselho Geral da Universidade de Évora, desde Novembro de 2013 É Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora, desde 2009, e Coordenador da Escola Comunitária de São Miguel de Machede, desde 1998. 
 
Foi, entre Novembro de 2005 e Junho de 2011, Deputado à Assembleia da República, nas X, XI e XII Legislaturas, tendo integrado a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. No âmbito parlamentar, foi ainda Deputado Relator para a Ciência, Presidente da XVI Conferência Interparlamentar EUREKA 2009 e Coordenador dos Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista para a Educação, a Ciência, a Juventude e o Desporto. 
 
Foi Pró-Reitor da Universidade de Évora (2002-2005), onde coordenou o ODA-Observatório do Desenvolvimento do Alentejo. Foi Diretor Regional de Educação do Alentejo (2005). 
 
Tem publicados cerca de uma centena de trabalhos científicos, académicos e literários.