siga-nos | seja fã
PUB
 

Bruno Romeira

Bruno Romeira
Imprimir Partilhar por email
11-09-2013 - 22:38
Bruno Romeira é natural de Faro, tendo terminado o curso de Física e Química na Universidade do Algarve em 2006. Entre 2006 e 2008, foi investigador no Centro de Eletrónica, Optoeletrónica e Telecomunicações (CEOT) da Universidade do Algarve, investigando a área das nanoestruturas.
 
 
Desde 2008 que se encontra a desenvolver a sua tese de doutoramento no CEOT do Departamento de Física da Universidade do Algarve, sob a supervisão do Prof. Doutor José Figueiredo, em colaboração com a Universidade de Glasgow, no Reino Unido, e com a Universidade de Sevilha, em Espanha. 
 
Nos últimos quatro anos, Bruno Romeira tem participado ativamente em programas nacionais e internacionais de pesquisa. 
 
É autor e co-autor de artigos em revistas internacionais, dois capítulos de livros, três patentes, além de ter apresentado cerca de vinte comunicações em eventos e conferências internacionais. 
 
Já participou em várias reuniões do IEEE, incluindo o IEEE/LEOS Student Graduate (2008), na Conferência Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD, (2008), na Conferência Europeia Physical Society para Jovens Cientistas (2011), além de ter recebido vários prémios, designadamente da Fundação Calouste Gulbenkian. 
 
Bruno Romeira recebeu o prémio da IEEE Photonics Society (IPS) Fellowships Graduate Student 2011 nos Estados Unidos da América, o que acrescenta o seu reconhecimento à escala internacional. 
 
Esta é a primeira vez que este prémio é atribuído a um estudante de doutoramento de uma universidade portuguesa, facto que coloca Bruno Romeira numa categoria superior e a merecer um lugar de destaque neste espaço de homenagens. 
 
Este trabalho de investigação compreende o estudo de circuitos optoeletrónicos integrados não lineares capazes de produzirem sinais óticos e elétricos com níveis de ruído bastante baixos na banda de frequências das micro-ondas. 
 
As funcionalidades destes circuitos incluem a conversão de sinais elétricos em sinais óticos e vice-versa, assim como a geração e controlo de portadoras elétricas e óticas caóticas. 
 
Estes osciladores optoeletrónicos permitirão simplificar os sistemas de distribuição de sinais de micro-ondas nas redes de comunicação rádio sobre fibra e aumentar a largura de banda dos pontos de acessos às redes sem fios. 
 
Desta forma, Bruno Romeira coloca o Algarve e a Universidade que representa no topo das distinções. 
 
(Actualização:13.10.11)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Tavares



-

Russel M. Santos



-

Grupo de Charolas União Bordeirense



-

Anabela Afonso (Stª Bárbara de Nexe)



-

Francisco Rosado



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
CCDR Algarve promove dois eventos para "descobrir" o seu talento

CCDR Algarve promove dois eventos para "descobrir" o seu talento

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio