Economia

Cais de Castro Marim concluído dentro de um mês

 
 
Ao lado da vila de Castro Marim, a autarquia tem em curso a instalação de um cais que pretende redirecionar o município para o rio Guadiana.

 
“Tínhamos as costas voltadas para o rio Guadiana, afastando um dos principais motores de desenvolvimento do Baixo Guadiana”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
 
O obra surgiu na sequência de um protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal de Castro Marim e a Região Hidrográfica do Algarve. 
 
O futuro cais flutuante de Castro Marim vai criar as condições adequadas, em termos de acessibilidade e segurança, para o embarque e desembarque dos utilizadores, além de minimizar o fundeamento desorganizado das embarcações ao longo do esteiro. 
 
A obra vai ser acompanhada pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e o seu funcionamento será protocolado com a Associação de Pesca de Castro Marim.
 
Possibilitará ainda o desenvolvimento das atividades náuticas, tanto na vertente da pesca como na vertente de recreio e desportiva, nomeadamente a canoagem.
 
A obra representa um investimento de cerca de 92 mil euros, sendo comparticipada em 75% pelo POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça - Portugal/Espanha), e deverá ser concluída dentro de um mês.