Sociedade

Câmara de Loulé aprova proposta contra encerramento de quatro escolas no concelho

A Autarquia de Loulé manifestou hoje o seu descontentamento relativamente ao encerramento previsto para o ano letivo de 2014-15 das Escolas do Areeiro (S. Clemente), Cortelha (Salir), Escanxinas (Almancil) e Querença, através da aprovação de uma deliberação camarária onde expressa o empenho pela “continuidade do funcionamento das mesmas”.

 
Segundo o documento votado unanimemente pelos vereadores, “o encerramento de tais escolas traduzir-se-á num claro prejuízo para os interesses locais e para os pais e encarregados de educação dos alunos”. Para os responsáveis municipais, esta decisão do Governo atende apenas a “razões economicistas, de cortes cegos ao nível da educação” e não tem por base qualquer fundamento pedagógico.
 
Por outro lado, o executivo municipal é da opinião que esta medida levará a uma concentração de alunos em espaços que, neste momento, já se encontram sobrelotados, conduzindo “à degradação da qualidade do ambiente de aprendizagem e da própria educação” no concelho. Isto porque a grande maioria dos alunos será integrada no Centro Escolar de Vale de Rãs e EB1 nº2 de Almancil, estabelecimentos de ensino que, albergam já perto de 300 alunos. 
 
Mas para os responsáveis da Câmara, para além dos alunos, também o corpo docente e funcionários destes centros escolares sairão prejudicados com esta medida, em particular para os alunos que vivem em zonas marcadas pela interioridade e longe dos centros urbanos.
 
Outro dos pontos focados na proposta apresentada em sessão camarária que, segundo os responsáveis municipais trará prejuízos para o concelho, diz respeito à necessária alteração do programa de transportes escolares para o próximo ano letivo, que já tinha sido aprovado, e ao aumento significativo dos custos com os mesmos, já que será necessário transportar alunos em percursos mais longos. 
 
Refira-se que, segundo este documento, os diretores dos agrupamentos de escolas de que fazem parte estas quatro escolas - Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita e Agrupamento de Escolas de Almancil - são favoráveis à continuidade daqueles estabelecimentos de ensino. Também as associações de pais e encarregados de educação manifestam uma opinião favorável à continuidade do funcionamento das escolas.
 
Para além destas quatro escolas, está previsto ainda o encerramento da atual Escola da Fonte Santa. Mas, neste caso, entrará em funcionamento já no próximo ano letivo o novo Centro Escolar neste local, informa a autarquia.