Economia

Câmara de Monchique assina acordo com Ministério de Educação para requalificação total da Escola Básica Manuel do Nascimento

 
O Município de Monchique assinou ontem, um acordo de colaboração com o Ministério da Educação e da Ciência para a requalificação da Escola Básica Manuel do Nascimento em Monchique.

 
Neste ato, representou o Ministério da Educação e Ciência o Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, José Alberto Moreira Duarte e o Município de Monchique, representado pelo Presidente Rui André.
 
Segundo a autarquia, a Escola Básica Manuel do Nascimento, "apresenta grandes carências, razão que levou o Presidente da Câmara a fazer um levantamento das intervenções necessárias".
 
Refira-se que este estabelecimento foi alvo de um Protocolo de delegação de competências para manutenção e transferência de recursos humanos, entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal em setembro de 2009, acontece que desse acordo resultou apenas uma "pequena comparticipação da parte do Ministério da Educação o que se tem revelado insuficiente para obras de maior dimensão", frisa a edilidade.
 
Para Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique, “este é um momento importante e um motivo de orgulho e de esperança, pois resulta de um trabalho assertivo junto dos principais responsáveis do Ministério da Educação sensibilizando-os para a necessidade de dotar o concelho de um equipamento novo, capaz de acompanhar a qualidade do ensino aqui praticado e do excelente trabalho de todos os intervenientes no processo educativo local".
 
O acordo assinado, tem um valor de encargo global estimado de 4 milhões 240 mil euros, e vai permitir que o Município efetue uma candidatura a Fundos Comunitários, para financiamento de 50% da obra, e prevê que seja o Município o “dono da obra” com um prazo de construção de 24 meses.
 
Apesar da candidatura contemplar a renovação, será necessário construir praticamente uma nova escola, não sabendo ainda se a melhor opção será manter a atual localização, pelo que está aberta a possibilidade de um novo espaço, ainda que o atual seja provavelmente o preferido, dada a sua proximidade com outros  equipamentos que a autarquia já dispõe, como as piscinas municipais, "por isso será promovido um debate, mesmo antes de ser realizado qualquer projeto ou candidatura”.
 
Quanto à construção do pavilhão de apoio à nova Escola, este deverá ser dotado de infraestruturas que lhe permitam ser o pavilhão principal do concelho, de forma a ser utilizado para as atividades escolares mas também toda a comunidade, explica ainda nota da autarquia.