Sociedade

Câmara de Monchique esteriliza todos os animais errantes do concelho

 
O Município de Monchique e a Associação Animais de Rua, formalizaram hoje um protocolo de cooperação com o objetivo de esterilizar todos os animais errantes do concelho.

 
Com este protocolo as duas entidades esperam reduzir ou até mesmo terminar com a proliferação do número de gatos silvestres ou assilvestrados do concelho, ação que já teve início, tendo sido esterilizados, até à presente agora, um total de 50 gatos silvestres ou assilvestrados, pertencentes a um total de 7 colónias distintas existentes no Concelho de Monchique. 
 
Para além das questões relacionadas com a saúde pública, a autarquia pretende também "reduzir substancialmente os incómodos causados por gritos de acasalamento, lutas e cheiros resultantes da marcação de território, ao mesmo tempo mantendo os animais no importante papel de controlo da população de ratos".
 
O Municipio pretende também com este protocolo proceder à recolha e esterilização de animais domésticos pertencentes a pessoas com carências económicas comprovadas e que, desta forma, podem ter apoio médico-veterinário para os seus animais de companhia.
 
O protocolo foi assinado esta semana no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre o Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André e a Presidente da Associação Animais de Rua, Maria Pinto Teixeira, na presença da representante da Delegação de Lagos da Associação, assim como da Veterinária Municipal da autarquia, Ana Silva, a quem devem ser enviadas todas as questões relacionadas com este programa através do email (veterinario.municipal@cm-monchique.pt).