Economia

Câmara de Portimão volta ao "saldo positivo"

 
No final de 2014, havia 62 municípios que pagavam a mais de três meses. Portimão melhorou mas ainda é o que mais demora.

 
Segundo explica hoje o "Diário Económico", no final do primeiro semestre do ano havia 71 autarquias que demoravam mais de três meses a pagar aos seus fornecedores. 
 
O número representa um aumento face ao final do ano passado, quando havia 61 câmaras nesta situação. Loures e Cascais são duas das maiores câmaras do país que, segundo a lista publicada pela Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), pagam fora do prazo legal (mais de 90 dias).
 
Portimão continua a estar no topo da lista como o município que mais tempo leva a pagar aos seus fornecedores: cerca de seis anos. Contudo houve uma grande melhoria face aos valores registados no final de 2014, em que a autarquia demorava cerca de nove anos a pagar, recorde-se que os dados publicados em Maio deste ano relativos ao final de 2014 davam um prazo médio de pagamento de 4.628 dias, ou seja, cerca de 12 anos. 
 
A presidente da autarquia, Isilda Gomes, assegura que tem sido feito um esforço no sentido de regularizar as dívidas existentes. "Em ano e meio foram pagos 30 milhões de euros", afirmou em declarações ao "Diário Económico", acrescentando que "desde o início deste ano até Abril ou Maio, a câmara pagou todas as dívidas até 50 mil euros a 478 empresas".
 
Isilda Gomes explicou que tem havido uma "grande contenção de despesas e o dinheiro recebido tem servido para pagar aos fornecedores". A autarca adianta ainda que, no primeiro semestre, "o resultado líquido será positivo (em 3,4 milhões de euros) pela primeira vez em dez anos".