Desporto

Campeões mundiais de vela ensinam a modalidade em Vilamoura

 
Os campeões mundiais de vela em título, da classe 420, fazem parte da equipa técnica de treinadores do primeiro estágio do Centro Internacional de Alto Rendimento da Marina de Vilamoura, o Vilamoura Sailing – Hi Performance Centre.

 
Pedro Costa (20 anos) e Diogo Costa (19 anos) acompanhados de Gonçalo Ribeiro, treinador responsável pela associação da classe 420 formam o trio de treinadores deste estágio que acolhe 15 tripulações (entre as quais quatro femininas) de atletas nacionais de idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos. 
 
Para os irmãos Costa, como são conhecidos no meio náutico, atletas do Porto que conquistaram o ano passado em San Remo o título mundial da classe, "este estágio é uma oportunidade de passarmos a nossa opinião sobre a melhor forma de melhorar o desempenho no mar, ajudando os atletas em questões técnicas como a posição do corpo ou a afinação da vela, por exemplo".
 
O estágio, a decorrer até domingo, é composto por um briefing matinal, onde se define o plano para o dia, seguido de treino no mar de cinco horas e análise das gravações dos exercícios feitos no mar. Os atletas estão a treinar a condução, manobras e situação de regata. Gonçalo Ramos, atleta do clube de vela do Barreiro, confirma que "é bom ouvir a opinião dos irmãos Costa e aprender com a sua experiência para conseguir evoluir".   
 
O Vilamoura Sailing – Hi Performance Centre, uma parceria entre a Companhia Náutica e a Marina de Vilamoura, está apto a receber estágios de classes específicas, como a 420, optimist ou laser e a acolher equipas estrangeiras de alta competição que podem encontrar em Vilamoura apoio técnico e logístico, assim como condições atmosféricas e de mar perfeitas para treino durante os meses de inverno. 
 
Neste Centro, localizado na Marina de Vilamoura, os atletas terão a oportunidade de planear os estágios de acordo com as especificidades das equipas, como por exemplo a condição física dos atletas, a dieta adequada ao desempenho pretendido, o suporte técnico e teórico e o apoio psicológico.
 
O Centro tem disponível uma frota de embarcações diversificada das classes Optimist, 420, 29ers, Laser Standart (classe Olímpica), Laser Radial (classe Olímpica), Laser 4.9 e 470 (classe Olímpica). Além das embarcações a vela, o centro possui ainda uma frota de botes semi-rigidos para os treinadores.
 
Este novo equipamento prevê atrair atletas do Norte da Europa, sobretudo pelas condições meteorológicas e hoteleiras e da Ásia, que assim podem estabelecer uma base de treino na Europa. 
 
A Marina de Vilamoura tem uma longa tradição na organização de provas e no acolhimento de atletas de alta competição. O sucesso do World Cup Optimist, em 2016 ou a Regata de Carnaval, a realizar nos próximos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, são exemplos disso. A Regata de Carnaval é um evento anual, está na sua 43ª edição e conta este ano com mais de 500 participantes. 
 
Algarve Primeiro