Comportamentos

Casais juntos 24 horas por dia – mais risco de desgaste?

 
De acordo com a posição dos especialistas, um casal que está junto 24 horas por dia, acaba por reunir um conjunto de vantagens face aos demais, se conseguir lutar contra a rotina, a monotonia e o desgaste.

 
Os especialistas dizem que, efetivamente, existem mais riscos de desgaste quando um casal trabalha em conjunto, quando divide a mesma casa e a maioria das tarefas, no entanto, também são muitos os benefícios dessa opção.
 
Defendendo que, cada um precisa do seu espaço e tempo, os especialistas realçam que, "Uma relação em que os dois trabalham juntos será aquilo que os dois quiserem que seja. Poderá ser maravilhoso, como pode ser um tormento", afirma Margarida Vieitez, mediadora familiar e de conflitos. 
 
Na opinião da fundadora do Espaço Família, as vantagens são muitas: "Podem passar mais tempo juntos e namorar de vez em quando, compreendem-se, entre ajudam-se e apoiam-se, poupam nos transportes, podem resolver qualquer questão familiar que surja, têm mais tempo para se conhecer e há um maior investimento na relação, proximidade e cumplicidade." 
 
No caso de empresas familiares, há ainda a construção de um projeto a dois. Mas também existem muitos contras.
 
Cada pessoa precisa do seu tempo e do seu espaço. A relação funciona bem quando, cada parceiro dispõe dessa liberdade e é respeitada. 
 
Não nos esqueçamos de que, apesar de nos sentirmos confortáveis com outras pessoas, o ser humano precisa de um lugar para si, de um tempo para «se encontrar», para refletir e recuperar energias, sob pena de existir uma tensão enorme entre o casal.
 
Muitos casais que vivem neste formato de 24 horas juntos, confessam que, acima de tudo, o respeito é fundamental. «Cada parceiro tem de se sentir livre para fazer o que sente necessidade. 
 
Vamos juntos para o trabalho, estamos o dia no mesmo local, mas temos de reservar um espaço para nós mesmos. Quando chegamos a casa, normalmente cada um ocupa o seu espaço e faz algo só para si». Os casais reforçam a ideia de que, «estar juntos 24 horas por dia não implica que cada um esteja no seu espaço em casa, que faça as suas atividades e tarefas, que leia o seu livro e daí por diante». 
 
Os benefícios de passarmos muito tempo em conjunto por dia, «não se podem perder por não respeitarmos o nosso tempo. É tudo uma questão de organização e de hábitos que se vão adquirindo naturalmente».
 
À medida em que «nos vamos conhecendo melhor e sabendo o que o outro aprecia, vai sendo mais fácil surpreender, ir ao encontro das suas expectativas e conseguir tirar mais partido da relação a dois».  
 
Com o passar do tempo, «vamos também melhorando o dito respeito pelo espaço a dois que se quer em separado quando cada um o procura e, nem é preciso fechar a porta do quarto ou da sala. Cada um está no seu mundo durante o tempo que bem entender».
 
Ao invés de se entrar na rotina e no desgaste, «a relação ganha outros contornos, pelo que nos tornamos mais cúmplices e unidos».
 
Muitos estigmas existem em torno dos casais passarem muito tempo juntos, havendo mesmo quem tema as férias «pelo drama de nos deitarmos e acordarmos com a mesma pessoa ao lado», mas as muitas experiências vivenciadas por quem passa a maior parte do seu dia em conjunto, contrastam com essa posição e conferem um novo desafio para os casais.
 
Fátima Fernandes