Caspa

A caspa é o termo popularmente mais conhecido para descrever um problema no couro cabeludo. Trata-se de uma proliferação de escamas brancas que enfraquece os fios do cabelo e que pode acelerar o seu ciclo de vida-queda. A caspa é crónica, muito embora tenha fases de maior incidência.

 
Causas: 
 
A caspa é um estado descamativo do couro cabeludo que ocorre como consequência de uma reprodução acelerada das células do couro cabeludo que se manifesta através de escamas brancas que são células mortas. 
 
A caspa pode ser seca ou oleosa, dependendo do tipo de pele do couro cabeludo. No caso da seca, esta forma escamas finas que caem facilmente sobre os ombros. Na oleosa, as partículas tendem a permanecer coladas à cabeça, em forma de placas. 
 
Apesar de não existir uma explicação capaz de responder ás causas da caspa, pensa-se que o estilo de vida, os maus hábitos alimentares, o stress, a ansiedade, uma alimentação rica em gorduras, possa aumentar o problema. Neste sentido, também se acredita que, a caspa não está associada à lavagem frequente do cabelo. 
 
Prevenção: 
 
Como o melhor tratamento para qualquer problema de saúde é a prevenção, acredita-se que, uma alimentação equilibrada, a manutenção de hábitos de vida saudáveis, o controlo na ingestão de gorduras e a tentativa de desfrutar de momentos de lazer e de descompressão, possa melhorar ou mesmo prevenir a caspa. 
 
Naturalmente é um problema recorrente que pode ser atenuado com estes cuidados, a que se acrescenta a lavagem do cabelo para evitar o excesso de seborreia que dá lugar à calvície. 
 
Descrição: 
 
Tecnicamente, a caspa designa-se por Dermatite seborreica, que se enquadra numa doença da pele que ataca o couro cabeludo, a face e outras partes do corpo, especialmente as abundantes em glândulas sebáceas. Este problema provoca eritema, descamação oleosa e prurido. 
 
Acredita-se que o fungo Malassezia furfur (cujo nome anterior era Pityrosporum ovale) contribua para essa situação. Este fungo habita normalmente os folículos pilosos, e pode haver uma reacção imune que contribua para a dermatite. 
 
Tratamento: 
 
De um modo geral, é recomendado tratamento o uso de cetoconazol e corticosteroides, na forma de loções, cremes ou shampoo anticaspa. 
 
Em casos simples, a caspa pode ser tratada com produtos comuns de higiene pessoal e cosméticos, já em casos mais graves o tratamento deve ser conduzido sob a orientação de um médico dermatologista. 
 
Nota: Entenda este artigo como meramente informativo e um ponto de partida para procurar a ajuda de um médico especialista em caso de presença de caspa.