Sociedade

Castro Marim:Conselho Cinegético Municipal instalado

Já foi instalado o novo Conselho Cinegético Municipal de Castro Marim, que se destina a acompanhar a definição da política cinegética do concelho.

 
Representados no Conselho Cinegético Municipal estão os agricultores, as zonas de caça turística, as zonas de caça associativa e as municipais e o Instituto de Conservação de Natureza e Florestas. 
 
Entre as diferentes competências que lhe estão atribuídas, o Conselho Cinegético Municipal deve propor medidas úteis à gestão e exploração dos recursos cinegéticos, assegurar que o fomento cinegético contribui para o desenvolvimento local, apoiar a fiscalização das normas legais sobre a caça e ajudar a definir medidas que evitem danos causados pela caça na agricultura.
 
Com 15 zonas de caça associativa, 2 municipais e 2 turísticas, o concelho de Castro Marim tem 60% por cento do seu território integrado num regime cinegético ordenado, sendo a restante percentagem respeitante ao território hidrográfico e à área protegida.
 
"Um território cinegeticamente ordenado desempenha um papel fundamental na segurança de pessoas e bens, nomeadamente na prevenção contra os incêndios", sublinhou o vereador Nuno Pereira, referindo-se às ações de silvicultura preventiva, limpeza e vigilância dos terrenos e à sensibilização das populações, reforçadas pelas zonas de caça. Reconhecendo a importância destas ações preventivas, a Câmara Municipal de Castro Marim vai avançar brevemente com protocolos de colaboração com as zonas de caça.