Economia

CCDR apresenta Portal da Mobilidade e Transportes da região

 
Uma plataforma web dedicada à divulgação regular e periódica dos indicadores dos fluxos de tráfego e de passageiros na região do Algarve.

 
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve irá realizar uma sessão sobre o tema “Mobilidade e Transportes no Algarve” a qual terá lugar no próximo dia 4 de fevereiro, pelas 14h15, no Auditório da CCDR Algarve, em Faro. 
 
Um sistema de mobilidade mais eficiente e de articulação mais eficaz entre os centros urbanos de maior dimensão deverá contribuir para a melhoria dos padrões de mobilidade e a redução da dependência automóvel, bem como o menor consumo de energia e redução de emissões, e criar economias de aglomeração e de complementaridade, refere a CCDR.
 
Nesse sentido, a CCDR Algarve adjudicou um estudo, à empresa Terraforma, Sociedade de Estudos e Projetos, Lda., que vai ser apresentado nesta sessão, para identificar os estrangulamentos, especificar os instrumentos de política mais adequados no domínio da mobilidade e dos transportes, numa lógica integrada de promoção de uma estratégia sustentável de desenvolvimento regional e coesão territorial.
 
Será, também, apresentado o Portal da Mobilidade e Transportes - projecto desenvolvido pela CCDR Algarve em parceria com o Centro de Cartografia da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa -, uma plataforma web dedicada à divulgação regular e periódica dos indicadores dos fluxos de tráfego e de passageiros na região do Algarve. 
 
A informação divulgada resulta de um trabalho entre a CCDR Algarve, entidades públicas com a tutela dos diversos modos de transporte e os operadores regionais, permitindo uma perspectiva regional e dinâmica da evolução dos diversos indicadores.