Política

CDS-PP pede ao Governo que justifique aumento das portagens na Via do Infante

 
A deputada do CDS-PP Teresa Caeiro quer que o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas explique por que motivo foram aumentadas as portagens na A22 – Via do Infante, no troço Tavira-Monte Gordo, por que motivo esse aumento incide nos veículos de classe 4 e por que motivo quebrou o Governo o compromisso eleitoral da redução imediata das portagens na A22 – Via do Infante.

 
Teresa Caeiro perguntou também ao Ministro se este equaciona a hipótese de reconsiderar esta decisão e de reduzir ou abolir as portagens nesta via, porquanto esta decisão deveria ser tomada em sede de Orçamento de Estado para 2016, sob pena de não poder entrar em vigor durante o próximo ano.
 
No documento, a deputada do CDS-PP eleita por Faro recorda que as portagens na A22 – Via do Infante foram introduzidas pelo Governo socialista, liderado por José Sócrates, e que o Partido Socialista, liderado por António Costa, se comprometeu com a redução imediata do valor destas portagens, sendo que PCP, BE e PEV sempre defenderam a sua abolição.
 
Não obstante, acrescenta, foi anunciado o aumento de 5 cêntimos para os veículos de classe 4, nesta via, no troço Tavira – Monte Gordo.
 
“ Estamos, assim, não perante uma redução nem, muito menos, perante a abolição das portagens na A22 – Via do Infante, conforme compromisso assumido pelos partidos que apoiam o atual Governo. Estamos, antes, perante a quebra desse compromisso”, diz Teresa Caeiro.
 
Assim, o CDS-PP entende ser necessário um cabal esclarecimento das verdadeiras intenções do Governo relativamente às portagens na A22 – Via do Infante.