Sociedade

Cecília Valentim venceu Concurso de Fado Cerveja Sagres Concelho de Vila do Bispo

 
Cecília Valentim foi a grande vencedora da 17ª edição do Concurso de Fado Cerveja Sagres Concelho de Vila do Bispo, cuja final se realizou no sábado, 21 de maio, no Salão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel.

 
Apesar da dificuldade em escolher um entre os cinco grandes fadistas, a fadista de Portimão, Cecília Valentim, foi a eleita do júri do evento composto pela vereadora da cultura da Câmara Municipal e presidente do júri, Rute Silva, e três convidados: Cristalina Batista, ligada às artes do espetáculo, Fátima Peres, locutora de rádio e jornalista colaboradora do Correio do Lagos e Pedro de Almeida, guitarrista e compositor da Banda Santos e Pecadores.
 
Mafalda Vasques, de Beja, que interpretou “Porque Teimas nesta Dor” e “ A Voz” classificou-se em segundo lugar. Já o terceiro lugar foi conquistado por Luís Saturnino, de Beja, que cantou “Meu Portugal Meu Amor” e “Na Boca de Toda a Gente”, enquanto o quarto e quinto lugar coube a Joana Fernandes, de Loures, e Mariana Santos, de Sagres, respetivamente, onde a primeira cantou os temas “Meu Amigo está Longe” e “Povo que Lavas no Rio” e a segunda entoou “Meu Amor Marinheiro” e “Chuva”.
 
Quanto aos prémios, a vencedora recebeu um prémio monetário no valor de 1.000 euros, a segunda classificada 500 euros, o terceiro recebeu 250 e a 4ª e 5ª classificadas receberam 150 cada.
 
A fadista com pronúncia do norte, Gisela João, foi a artista convidada que abrilhantou a noite. 
 
O evento contou com a participação de Luana Velasques e Mickael Salgado, vencedores da edição do ano passado na vertente juvenil e sénior, respetivamente.
 
Também o vencedor da vertente juvenil da presente edição, Renato Néné (Vila Real de Santo António), e Nádia Simões (Beja), segunda classificada desta vertente, tiveram a oportunidade de cantar durante este evento. 
 
Os participantes da vertente juvenil também receberam prémios monetários. Assim, serão depositados cheques numa conta poupança dos vários concorrentes, onde o 1º classificado recebe 300 euros, a 2ª recebe 200 euros, e a terceira recebe 150 euros.
 
Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal, entregou os prémios aos vencedores juntamente com a vereadora da cultura da Câmara Municipal, Rute Silva, e o presidente da Junta de Freguesia de Barão de São Miguel, António Lopes.
 
O autarca, agradeceu o empenho e dedicação de todos os que contribuíram para a realização desta iniciativa e demonstrou total disponibilidade da autarquia em continuar a apoiar esta e outras manifestações culturais que contribuam para a afirmação do concelho enquanto polo cultural.
 
Este evento, mais uma vez organizado pela Câmara Municipal, voltou a contar com casa cheia na noite de todas as decisões, depois de ter incluído quatro eliminatórias e uma semifinal, que decorreram em Sagres, Budens, Burgau, Vila do Bispo e Raposeira, para apurar os cinco finalistas da prova.