Sociedade

Chuva e mais chuva até ao fim-de-semana

 
As previsões indicam que a chuva ainda está para ficar, ou não estivéssemos no Outono.

 
Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, o território do continente e os Açores continuam em alerta amarelo, devido à previsão de chuva, por vezes forte e agitação marítima.
 
No Algarve, as barras de Tavira e Vila Real de Santo António estão encerradas à navegação.
 
A Madeira está sob aviso vermelho.
 
De acordo com o IPMA, os 18 distritos de Portugal encontram-se sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva persistente, e por vezes forte, até às 00:00 de sexta-feira nos distritos do litoral.
 
Os distritos da Guarda, Viana do Castelo, Bragança, Braga, Vila Real, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve acima dos 1.400/1.500 metros até às 09:00 de hoje.
 
De acordo com o IPMA, também continuam sob aviso amarelo (o segundo menos grave de uma escala de quatro) os distritos Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro devido à agitação marítima, com a ondulação a poder chegar aos cinco metros.
 
O aviso vigora nestes sete distritos até às 06:00 de domingo para a agitação marítima e até às 00:00 de hoje para a previsão de chuva forte.
 
A Madeira e o Porto Santo vão estar sob aviso vermelho entre as 15:00 de sexta-feira e as 12:00 de sábado, alerta o IPMA.
 
Segundo informação disponibilizada na página da Marinha na internet, as barras de Caminha, Vila Praia de  ncora, Esposende, Póvoa do Varzim, São Martinho do Porto, Tavira e Vila Real de Santo António encontram-se fechadas a toda a navegação.
 
Já as barras de Vila do Conde, Aveiro, Figueira da Foz e Faro estão condicionadas. A de Vila do Conde está condicionada a embarcações com comprimento até a 12 metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar, devido à previsão de agitação marítima.
 
As barras de Aveiro e Figueira da Foz estão também elas condicionadas a embarcações com comprimentos inferiores a 15 e 11 metros, respetivamente, enquanto a barra de Faro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 10 metros.
 
As temperaturas vão contitnuar a descer nos próximos dias em todo o país.
 
Para Faro, estão previstos 16ºC de máxima.
 
As previsões do IPMA apomtam para uma melhoria da instabilidade metereológica a partir de segunda-feira.