Sociedade

Chuvada provocou inundações na cidade de Faro

Foto:Margarida Afonso - (Baixa de Faro)
Foto:Margarida Afonso - (Baixa de Faro)  
Foto:Joana Rodrigues - (EN 125) Olhão - Faro
Foto:Joana Rodrigues - (EN 125) Olhão - Faro  
A forte chuva que caiu, ao início da tarde na cidade de Faro, resultou em inundações, principalmente na baixa da cidade, entre estabelecimentos comerciais e algumas habitações.

 
O CDOS - Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, avançou ao Algarve Primeiro, que foram registadas no concelho 35 ocorrências a maioria na cidade, envolvendo 30 veículos e 80 operacionais, entre bombeiros, PSP, GNR e FAGAR. 
 
As pedidos de ajuda chegaram a partir das 13h30, no período da preia-mar, o que dificultou o escoamento da água. 
 
Nota da autarquia de Faro confirmou que o concelho de Faro foi alvo de pequenas inundações em particular na zona Baixa da cidade, Bairro de São Luís e na freguesia de Conceição e Estoi. 
 
Foram registadas inundações em habitações, comércios e armazéns, bem como em alguns equipamentos públicos e municipais, no parque de estacionamento do Largo de São Francisco e Teatro das Figuras. Verificou-se ainda uma derrocada de um armazém, na Rua Cruz das Mestras, sem feridos a lamentar.
 
O Presidente da Câmara agradeceu aos agentes de Proteção Civil a nível municipal e distrital em particular às corporações dos Bombeiros Sapadores de Faro, Bombeiros Voluntários de Faro, Municipais de Loulé e, ainda aos corpos de Vila Real de Santo António, Albufeira, Olhão, Portimão, Silves, Lagoa, São Brás de Alportel e São Bartolomeu. 
 
O autarca endereçou ainda uma palavra de "gratidão e de reconhecimento" pelo dever cumprido às estruturas autárquicas, FAGAR, organizações e entidades cooperantes, funcionários municipais e a todas as pessoas que ajudaram a repor a normalidade nosso concelho. 
 
Apesar do alerta amarelo para todo o Algarve, foi precisamente a capital o local "escolhido", para a chuvada que colocou a população em apuros, mas felizmente sem gravidade.