Ciática

A Ciatalgia ou Dor Ciática é descrita por uma dor intensa e, muitas vezes incapacitante que resulta da inflamação do nervo ciático.

 
Devido a esta inflamação do nervo ciático, o paciente sente uma dor forte que se estende desde a zona lombar até ao pé e traz como consequências a dificuldade em andar e em desenvolver outros movimentos, o que é uma limitação e uma redução substancial da qualidade de vida. 
 
Causas: 
 
Por detrás da dor ciática estão um conjunto de factores que, nem sempre são detetados facilmente, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento. 
 
Até ao momento, as causas associadas à dor ciática são essencialmente este tipo de patologias: 
 
•hérnia 
•bacia desnivelada 
•perna curta
•problemas musculares 
•problemas miofasciais 
•problemas viscerais, bem como outros fatores. 
 
Habitualmente descreve-se a dor ciática como uma compressão na raiz do nervo por uma hérnia de disco, engrossando e enlargando e/ou desalinhando a vértebra. 
 
Um outro tipo de ciática é provocada pela compressão de secções mais periféricas do nervo, geralmente através de tensão de tecido mole no piriforme ou outro músculo relacionado. 
 
O seu surgimento está também associado a hábitos e posturas incorrectas, sendo de destacar entre outras, permanecer durante um tempo prolongado na mesma posição, seja sentado, de pé ou deitado, dormir na posição fetal, alongamento e exercício físico insuficiente das áreas miofasciais relevantes, são também aspectos a ter em conta no diagnóstico da ciática. 
 
As infecções e tumores também podem estar por detrás da ciática. Pode ainda acontecer que, durante a gravidez devido ao excesso de peso ou da tensão muscular decorrente, bem como da compressão vertebral associados a mudanças de postura, surjam dores específicas ou, mais tarde associadas ao nervo ciático. Muitas vezes, essas dores são passageiras, muito embora noutros casos, possam dar lugar a uma persistência dolorosa e incomodativa. 
 
Prevenção: 
 
Sendo a prevenção a melhor forma de tratar qualquer doença, no caso da ciática, esta assume um papel essencial, na medida em que se podem evitar posturas incorrectas, esforços mal coordenados ou bruscos, bem como o abuso de posições durante longos períodos de tempo. 
 
No entanto, existem muitos casos em que, o paciente só se apercebe do problema aquando sente uma dor intensa, o que revela que o nervo já está inflamado e que deve acontecer uma intervenção rápida por parte do médico especialista. 
 
Nunca é demais recordar que, por se tratar de uma inflamação, deve-se ter em conta que os analgésicos e os anti-inflamatórios são o ponto de partida para aliviar a dor e, ao mesmo tempo, melhorar a inflamação, pelo se deve ter um cuidado redobrado quanto à intervenção, mesmo com as massagens que geralmente são um recurso, nem sempre adequado. 
 
Tratamento: 
 
Geralmente, a ciática é tratada com analgésicos e anti-inflamatórios, muito embora, seja fundamental diagnosticar e apurar as causas dessa dor para que se possa proceder ao tratamento mais adequado. 
 
Uma vez que várias condições podem comprimir as raízes do nervo ciático e causar ciática, as opções de tratamento geralmente diferem. O tratamento da causa por trás da compressão é geralmente a prática mais eficiente. 
 
Quando a causa é devida ao disco intra-vertebral lombar prolapsado ou com hérnia, na maioria dos casos há um alívio sem uma intervenção específica. 
A par da fisioterapia, muitos especialistas também recomendam a Acupunctura e a Massoterapia que também se têm mostrado muito eficientes para essa dolorosa afeção. 
 
De qualquer forma, o médico é o especialista indicado para fazer o correcto acompanhamento e decidir a melhor medicação a seguir, isto porque a própria fisioterapia requer cuidados adicionais e uma recomendação específica para evitar agravar o estado de inflamação. 
 
Nota: Entenda este artigo como meramente informativo e um ponto de partida para recolher apoio médico.