Curiosidades
Cientistas defendem benefícios em entrar mais tarde na escola
Tendo por base um estudo publicado recentemente, retardar a entrada no 1º ciclo pode ser vantajoso para as crianças.

 
Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford concluiu que ficar mais um ano no jardim de infância melhora o autocontrolo das crianças, razão pela qual se deveria ponderar um adiamento quanto à idade de entrada no ensino oficial.
 
O estudo analisou o caso dinamarquês e concluiu que, o prolongamento do jardim de infância por mais um ano acarreta benefícios para as crianças.
 
O principal objetivo deste adiamento prende-se com a melhoria dos níveis de autocontrole das crianças, o que lhes vai facilitar o percurso académico.
 
A investigação foi realizada em parceria com o Centro Nacional Dinamarquês de Pesquisa Sociale permitiu estas afirmações:"Descobrimos que atrasar o jardim de infância por um ano reduziu a desatenção e hiperatividade em 73% para uma criança com 11 anos," afirmou Thomas Dee, um dos co-autores e professor da universidade.
 
Na Finlândia e na Alemanha, as crianças já começam a escola um pouco mais tarde e isso não representa tempo perdido. Em termos estatísticos, a Finlândia tem conseguido bons resultados em testes internacionais para jovens de 15 anos.  
 
A desatenção e hiperatividade são duas perturbações que fazem parte do transtorno com deficit de atenção com hiperatividade e que enfraquecem a capacidade de uma criança ter controlo sobre si própria.
 
Estudos anteriores, como o teste de "Marshmallow", já tinham demonstrado que bons níveis de autocontrolo na infância levam à obtenção de sucesso com mais facilidade na idade adulta.
 
Fátima Fernandes