Sociedade

Comissão de Utentes da Via do Infante em várias frentes neste Verão

 
Depois de dois anos e meio da introdução de portagens na Via do Infante e com a continuação da crise, o Algarve persiste em debater-se com um dos seus piores momentos em termos sociais e económicos e sem fim à vista.

 
A CUVI refere que nestes primeiros meses do ano aumentou o número de acidentes no Algarve, registando-se em média 18 acidentes por dia, a maioria dos quais na EN 125.
 
No Verão, com o grande aumento de tráfego, o número de acidentes dispara, o que perfaz mais de 600 acidentes por mês e mais de 7300 acidentes por ano. 
 
Por outro lado, a CUVI lembra que a requalificação da EN 125 "nunca mais recomeça", sendo do conhecimento público que a PPP da Via do Infante se encontra envolta em mistério, sendo "ruinosa" para os contribuintes, mesmo com a cobrança de portagens.
 
Deste modo a opção que se apresenta ao Algarve é a continuação da luta pela suspensão das portagens, promete a CUVI, luta irá intensificar-se neste Verão, onde já foi agendado um conjunto de ações anti-portagens a desenvolver durante os meses de Julho, Agosto e Setembro.
 
Assim no dia 12 de Julho está marcada uma marcha lenta de viaturas pela EN 125 entre Loulé e Faro, com partida junto ao Monumento Duarte Pacheco, em Loulé, pelas 17h3o, passando pelo aeroporto de Faro, no dia 20 de Julho na concentração de Faro, organizado pelo Moto Clube de Faro, em Agosto, em datas a confirmar, a Comissão de Utentes irá deslocar-se pelo terceiro ano consecutivo, às residências de férias de Passos Coelho, na Mantarrota, e de Cavaco Silva, na Aldeia da Coelha, para pedir-lhes "contas" pelas consequências da imposição de portagens no Algarve, ainda em Agosto, também em data a confirmar, a Comissão de Utentes fará mobilização e estará presente, tal como no ano anterior, na Festa do Pontal. 
 
Em breve será lançada uma nova Petição à Assembleia da República para a suspensão imediata das portagens na A22. Esta Petição irá incidir, fundamentalmente, sobre os aspetos "ruinosos" que envolvem a Parceria Público-Privada dessa via.
 
A Comissão de Utentes irá também informar oficialmente a AMAL e outras entidades regionais sobre o calendário de luta pela suspensão das portagens, convidando-as a aderir a essas iniciativas.