Sociedade

Comissão de Utentes da Via do Infante presta homenagem a vítimas da EN125

 
A Comissão de Utentes da Via do Infante, promove neste sábado a primeira de um conjunto de ações pela suspensão das portagens no Algarve a desenvolver durante os meses de verão.

 
As iniciativas do próximo fim de semana vão incidir, principalmente, na homenagem às vítimas "tombadas" na EN 125. 
 
A Comissão de Utentes chama mais uma vez à atenção para o "estado de guerra na região com uma média de 20 acidentes por dia, ou seja, cerca de 600 acidentes por mês e 7.300 por ano, a maioria na EN 125, onde muitas famílias foram destroçadas, com mais de 100 vítimas mortais e muitas centenas de feridos graves". 
 
A mesma Comissão adianta que as portagens contribuíram para o agravamento da crise social e económica, com muitos milhares de desempregados a mais e centenas de falências de empresas, "a economia e o turismo continuam a ser gravemente afetados", sendo a Via do Infante "uma PPP muito ruinosa, pois mesmo com a cobrança de portagens dá um prejuízo anual de 40 milhões de euros".
 
Estes e outros motivos levam a Comissão de Utentes a "continuar a lutar pela suspensão imediata das injustas e ruinosas portagens na Via do Infante".
 
Assim, no dia 23 de maio, pelas 13.00 horas, terá lugar um almoço/debate no Restaurante "Brasas & Filhos", em Almancil. 
 
Pelas 16.00 horas, do parque do Restaurante partirá uma marcha lenta de viaturas em protesto, passando pelo Sítio do Além (S. João da Venda) e Variante Almancil (zona poente), onde serão colocados memoriais e feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da EN 125. Será pedido aos condutores em circulação que se associem a esta homenagem às vítimas. 
 
Estas ações têm o apoio e a participação de diversas entidades, incluindo Moto – Clubes, com destaque para o Moto – Clube de Faro.