Comportamentos

Como posso saber se alguém sente inveja de mim?

 
A inveja é um sentimento tão destrutivo como negativo que, sem nos apercebermos, afeta a nossa qualidade de vida e das relações que estabelecemos. Diz o dicionário que, «inveja é a tristeza ou pesar face ao bem alheio, ou o desejo de ter alguma coisa que não se tem. Pode referir-se a bens materiais, a qualidades humanas, estatuto ou posição social, entre outros».

Uma das questões que se esconde por trás da inveja é a dificuldade em detetar quem nutre esse sentimento tão negativo por nós, uma vez que, por ser punido socialmente, acaba por se manifestar de forma discreta e subtil.
 
A melhor forma de identificar uma pessoa invejosa é analisá-la sob o olhar da nossa experiência de vida e suportar-se destes sinais que lhe apresentamos de seguida:
 
• Estraga-lhe os sonhos
O leitor está radiante porque algo lhe correu muito bem e, a primeira coisa que faz é ir contar ao seu melhor amigo. Qual não é o seu espanto quando se apercebe que, não só a pessoa não fica contente como ainda coloca defeitos naquilo que conquistou. Essa necessidade de reduzir a importância daquilo que alcançou é pura inveja.
 
• Critica-o em público
Um dos traços mais importantes de uma pessoa invejosa é menosprezá-lo ou fazer-lhe comentários negativos na presença de outra pessoa. Para si essa questão é incompreensível, uma vez que não faz qualquer sentido que, alguém que se considera amigo, ter um comportamento desses, mas isso revela inveja.
 
• A comemoração forçada. O leitor diz ao seu amigo algo que lhe correu muito bem,  que está feliz e que quer partilhar esse feito com ele, mas só recebe um sorriso fingido e uma ou outra exclamação do tipo “que bom!, mas foi graças a mim que conseguiste isso!”. Muitas vezes o invejoso disfarça e faz de conta que está a brincar, mas na realidade está frustrado com o seu sucesso.
 
• A ajuda fantasma
O seu melhor amigo diz-lhe com frequência que, estará sempre ao seu lado, que quando precisar é só dizer, mas estranhamente, mal o leitor precisa de alguma coisa, não pode contar com ele. Tal acontece porque essa pessoa não quer ajudá-lo, mas sim tê-lo por perto para saber tudo acerca de si e da sua vida. É uma pessoa invejosa que se passa por amiga, mas que, na hora certa, mostra o seu pior lado.
 
• Rouba-lhe o  mérito
Partindo do pressuposto de que o seu amigo até o ajuda em algo, quando estiver em grupo com outras pessoas, a primeira coisa que vai fazer é contar a toda a gente que o ajudou e que, sem ele o leitor não teria conseguido alcançar isso. Este é mais um sinal de inveja a que deve estar atento.
 
• Desanima-o constantemente
Uma qualquer amizade sadia reveste-se de empatia e de valores que motivam a relação, mas uma pessoa invejosa não sente nada disso. Pelo contrário, este tipo de pessoas não perde uma oportunidade para desanimar o outro e para lhe mostrar que pode ter feito isto bem, mas falhou naquilo e no outro.
 
• Desaparece repentinamente da sua vida
A sua vida está a correr-lhe bem e, aparentemente o seu amigo está a celebrar consigo, mas de um momento para o outro, desaparece sem lhe dar uma explicação. Tal acontece porque esse suposto amigo não está feliz com o seu sucesso e, para não assumir esse facto, vai-se embora. Pode parecer estranho este comportamento, mas é muito mais comum do que se possa imaginar. Há pessoas que não suportam o bem-estar e a qualidade de vida dos outros e, como não conseguem destruí-los, acabam por se afastar sem um motivo aparente.
Deixe-o ir, pois essa inveja não é positiva, nem deve alimentar a vossa relação.
 
• Critica os outros
Tenha em mente que, quando um amigo critica os outros, também o vai fazer consigo. Afinal, que razão teria para tecer críticas alheias e protegê-lo? Pense nisso e não alimente esse tipo de relação.
 
O leitor sinalizou que, no seu círculo de amigos, há uma ou mais pessoas invejosas e fica sem saber o que fazer. Anote que, pode sempre tentar falar com a pessoa e perguntar-lhe o que se passa, pode tentar explicar-lhe que a sua vida lhe corre bem, mas que a sua amizade também é muito importante para si ou, simplesmente afastar-se, pois são pessoas tóxicas que estão em seu redor a prejudicá-lo.
 
Fátima Fernandes