Curiosidades

Como saber se é uma boa pessoa

 
Todos gostamos de saber se somos, efetivamente, boas pessoas e se fazemos parte do lote de humanos que se evidencia neste mundo pelos melhores motivos.

Para saber se é realmente uma boa pessoa, confira estas 5 características publicadas pelo Psicologia Online:
 
1. Empatia
 
A empatia é uma das características marcantes numa boa pessoa, pelo que, a dor alheia não deve ser invisível aos olhos de ninguém. A empatia, a humanidade e a solidariedade mostram que uma pessoa se sente melhor consigo mesma quando se envolve nas circunstâncias do seu ambiente para poder contribuir para a construção de um mundo melhor.
 
As pessoas que praticam a empatia seguem um lema claro e conciso: "Não faça aos outros o que não gostaria que lhe fizessem". Este é um princípio básico de respeito e tolerância que permite que o leitor possa colocar-se na pele de outra pessoa e, assim, compreender melhor as suas emoções e o seu modo de estar na vida.
 
2. Sinceridade
 
O perfil de uma pessoa boa também é caracterizado por praticar a sinceridade. Mas não se engane: existem pessoas sinceras que também são agressivas e ofensivas. As pessoas boas, ao serem empáticas, sabem como devem dizer as coisas e respeitam, muito, as emoções dos outros. Portanto, serão sempre sinceras com os demais, tendo sempre algum cuidado em não ferir os outros com as suas palavras e ações.
 
Uma boa pessoa não alimenta boatos, fofocas e procura ser justa com os demais, razão pela qual escolhe as situações em que participa, as palavras que profere e tenta adequar o seu comportamento a cada situação, sem perder de vista a sua verdadeira identidade e opinião. Basicamente, uma pessoa boa tem os outros em linha de conta, sem perder de vista quem é.
 
3. Praticam boas ações
 
Outra das características das boas pessoas é que também dedicam uma parte da sua vida para realizar ações positivas e bondosas. As ações, assim como as palavras, são um efeito dos sentimentos do coração. Uma boa pessoa  define-se através dos feitos que refletem uma série de valores e de normas.
 
Estas pessoas também costumam ter umas escalas de valores muito fortes que tendem a respeitar. São pessoas otimistas, sonhadoras e idealistas que tentam viver de uma forma positiva tanto a nível individual como social. Tentam oferecer ‘pequenos grãos de areia’ para que o mundo possa ser um lugar melhor para viver e, muitas vezes, conseguem!
 
4. Confiança
 
Uma boa pessoa é aquela em quem se pode realmente confiar. Mesmo no caso de não ter muita confiança, é uma pessoa responsável que não brinca com os sentimentos de ninguém. Uma boa pessoa não utiliza os outros como se fossem objetos. Geralmente são pessoas que, graças aos valores tão firmes que possuem, têm muito claro que o respeito é um elemento básico nas relações humanas. Assim, são pessoas capazes de guardar um segredo e de respeitar as diferenças individuais.
 
Em geral, tendem a criar relações muito saudáveis com as pessoas ao seu redor e ajudam os outros a tornarem-se boas pessoas também.
 
5. Humildade
 
Mais uma das características de uma boa pessoa é que geralmente é humilde, ou seja, não se sente superior aos outros, nem olha para ninguém sobre o ombro.  Estas pessoas sabem que todos têm a sua vida e as suas próprias metas, logo, respeitam o sucesso do outro e não se aproveitam do mesmo em nome pessoal. Estas pessoas não precisam de muitas coisas para viver, pelo que não dão importância excessiva ao luxo, à vaidade, ao dinheiro e aos bens materiais em geral.
 
São pessoas simples que valorizam muito aqueles que amam, uma bonita paisagem, o estar numa boa companhia e num espaço agradável e, basicamente, apreciam a natureza na sua plenitude.
 
Nunca é demais evidenciar que, todos podemos ser melhores pessoas todos os dias, basta que, para isso, tentemos dedicar algum tempo a desenvolver estas habilidades humanas e a praticá-las!
 
Fátima Fernandes