Curiosidades

Conheça as 11 características dos casais felizes

 
Longe vão os tempos em que os interesses económicos, sociais ou culturais eram o pretexto para que duas pessoas se unissem.

Nos tempos atuais, a parceria amorosa constitui-se por sentimentos; por duas pessoas que se amam e que querem construir algo em conjunto. Para manter esse desejo ativo, os terapeutas de casal  citados no Constelação Clínica, apresentam as onze características que definem os casais felizes, ressalvando que, as discussões fazem parte, mas que não podem assumir contornos exagerados e ainda menos serem frequentes.
 
1- Ande de mãos dadas
 
Um simples gesto como andar de mãos dadas é um detalhe de carinho que une os cônjuges e contribui para a felicidade de ambos.
 
2- Durmam juntos
 
Os cônjuges felizes vão para a cama ao mesmo tempo. Essa atitude é benéfica para a qualidade do sono, para a relação do casal e favorece a vida sexual.
 
3- Cultivem interesses comuns
 
Para que a paixão perdure, é fundamental que se alimentem os interesses em comum. O simples facto de passarem os tempos livres em conjunto, de fazerem planos de casal e de encontrarem sempre boas razões para validarem esses encontros, é a base para que uma relação seja estável e saudável. Os casais felizes valorizam muito esse tempo de qualidade juntos e procuram agradar-se mutuamente.
 
4- Confie, seja confiável e perdoe
 
Estas são atitudes que sustentam uma qualquer relação que se quer sadia e feliz. Quando se quebram estes requisitos, a relação não sobrevive.  É verdade que as discussões são inevitáveis, mas os casais felizes perdoam-se, conversam sobre o assunto e ultrapassam o ressentimento.
 
5- Concentre-se mais no que o parceiro faz de bom
 
Os casais felizes focam a atenção nos aspetos positivos do relacionamento. O pessimismo só cria frustrações e sentimentos de insatisfação. Assim sendo, não faz sentido focarmo-nos nos erros e nas pequenas coisas do quotidiano que só arrasam com a relação. Anote que, muitas discussões começam com a pasta de dentes no lavatório ou com a roupa que se deixou esquecida em algum lugar. A partir daí, inicia-se um círculo vicioso que, em muitos casos, dá espaço a discussões cada vez maiores e sem fim à vista. É isso que é preciso cortar pela raiz e tentar entender e ajudar o outro, ao mesmo tempo que se deve evitar e compreender a causa dessa atitude para a poder melhorar.
 
6- Aproveite cada despertar para dizer “bom dia” e uma palavra agradável a quem ama
 
As primeiras horas do dia são determinantes para mostrar o nosso afeto e ligação ao outro. São também esses momentos que definem quem somos e o que sentimos, por isso, não poupe na gentileza matinal e solte um sorriso que irá marcar o desenrolar do dia.
 
7- Antes de dormir, diga “boa noite” e “bons sonhos”
 
Assim como o “bom dia” é fundamental, também é muito importante acabar o dia com uma palavra educada e simpática. Desejar “boa noite” é mostrar recetividade e, naturalmente preparar a qualidade do sono que se quer em harmonia.
 
Anote que, essa atitude representa o desejo de continuar e melhorar o relacionamento.
 
8- Envie mensagens ao longo do dia
 
O simples facto de enviar uma mensagem ao longo do dia, mostra a recetividade e a ligação de ambos, ao mesmo tempo em que prepara o regresso a casa que se quer agradável e afetivo. Lembre-se de que, esta atitude ajuda a manter a cumplicidade desde o momento em que acordamos até à hora em que o casal se vai reencontrar.
 
9- Sinta orgulho pela pessoa que ama
 
Os casais felizes gostam da companhia um do outro e orgulham-se do seu relacionamento. Um simples olhar mostra a conexão e o amor que sentem um pelo outro.
 
10- Apoio mútuo
 
No meio de bons e maus momentos, os casais saudáveis partilham um sentimento de entreajuda que os conduz a um crescimento conjunto. Assim sendo, quando um cônjuge se sente triste ou derrotado, o outro motiva-o. Quando um assume um novo desafio, o outro apoia-o, acompanha-o e demonstra admiração.
 
Da mesma forma, quando um cônjuge finalmente consegue uma grande conquista (ou pequena que seja), o outro  também se envolve, é capaz de o felicitar, encorajar , de conversar abertamente sobre tudo o que se passou e, acima de tudo, mostrar entusiasmo e felicidade por algo tão importante para si. Esta abertura e disponibilidade é essencial para uma relação feliz.
 
11- Dar espaço ao outro e não alimentar ciúmes
 
Ser capaz de dar e receber na “medida certa”, também é fundamental para a felicidade do casal. Neste sentido, os cônjuges devem ter em conta que não são completamente dependentes um do outro, pelo que, não é necessário que um seja a companhia permanente do outro. Cada um tem direito ao seu espaço, às suas atividades e momentos fora da parceria amorosa. Esse tempo para cada um é indispensável para que depois possam estar juntos com mais qualidade. Nesta dimensão, ambos têm como missão comum o respeito, a confiança e a troca de valores,  pelo que precisam de ter em consideração as preocupações vitais de cada um. Com esta liberdade e respeito, não há lugar para os ciúmes que só destroem um relacionamento. Ambos têm valores comuns, amam-se, respeitam-se e sabem estar nas mais variadas situações sem esses sentimentos negativos.
 
De acordo com os terapeutas de casal, uma parceria amorosa com estas características será madura e duradoura porque estão incluídos todos os requisitos essenciais para que o amor cresça e floresça.
 
Fátima Fernandes