Sociedade

Cordão Humano pela Defesa da Saúde no Algarve em Faro e Portimão

O Movimento de Cidadãos pela Defesa dos Serviços Públicos de Saúde do Algarve está confiante que o próximo fim-de-semana vai ser um dos momentos altos de luta pela defesa do Serviço Nacional de Saúde no Algarve.

 
Este Movimento refere que a situação, que se passa no Hospital do Barlavento e em todo o Centro Hospitalar é muito grave, inaceitável e escandaloso, levando cerca de 200 médicos a tomar posição, denunciando a acentuada degradação dos cuidados de saúde no CHA, as práticas autoritárias e chantagistas do seu Presidente, as faltas de medicamentos e de material de uso corrente, o adiamento de cirurgias, os atrasos na realização de exames complementares e a subalternização de todos os serviços hospitalares ao serviço de urgência, entre outras acusações. 
 
Mas há outras situações que o Movimento destaca, onde mais de metade dos doentes de esclerose múltipla já estão sem médico no Hospital de Portimão, as grávidas estão a ser transferidas para Faro devido à falta de médicos obstetras e pediatras, não há médicos de cardiologia nesta unidade de saúde e as ressonâncias magnéticas encontram-se em sério risco no Hospital de Faro. 
 
O Hospital de Lagos encontra-se em risco de encerrar ou de ser entregue à Misericórdia. Ainda no Hospital de Portimão este Movimento de Cidadãos tem conhecimento que diversas escalas de serviço, como de Clínicos Gerais, Obstetrícia e Ortopedia têm sido aprovadas com dois e três meses de atraso, além de ter faltado medicação necessária a doentes oncológicos.
 
Este Movimento de Cidadãos, defende que todo o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve não têm mais condições para continuar nos cargos que ocupam e devem demitir-se imediatamente, apelando à participação de todos no cordão humano que se vai realizar no dia 1 de Fevereiro, a partir das 15.30h, em frente ao Hospital do Barlavento, em Portimão, e à participação num outro cordão humano no dia 2 de Fevereiro, também a partir das 15.30h, em frente ao Hospital de Faro. 
 
Ainda no dia 2 de Fevereiro terá lugar “A Marcha pela Nossa Saúde”, em caravana automóvel pela EN 125, unindo os Hospitais de Portimão e de Faro, com concentração frente ao Hospital de Portimão pelas 14.00 h e partida pelas 14h30 para se associar ao cordão humano de Faro.