Sociedade

Corridinho: para quando uma candidatura a património da UNESCO?

 
O país aplaudiu ontem a distinção do Cante Alentejano a património imaterial da humanidade.

 
Na sequência da importância deste tipo de reconhecimento internacional e das muitas oportunidades que o mesmo encerra, o Algarve Primeiro falou com o presidente da RTA, afim de perceber o interesse de formalizar uma candidatura do Corridinho.
 
Em Badajoz, onde está a promover a Dieta Mediterrânica, também distinguida pela UNESCO, Desidério Silva, responsável pelo Turismo do Algarve, avançou que, «é sempre com enorme orgulho que encaramos este tipo de distinções a património imaterial da humanidade, tal como se está a passar com a Dieta Mediterrânica, mas é preciso depois promover esses títulos nas mais variadas situações. Tal como agora está a acontecer em Espanha».
 
A propósito de uma eventual candidatura do Corridinho, Desidério Silva não hesitou na sua resposta: «o Turismo do Algarve está sempre disponível para apoiar as candidaturas, não podemos no entanto, esquecer que, as mesmas têm de partir da iniciativa de responsáveis, de pessoas experientes e empenhadas para iniciar o longo trabalho de candidatura».
 
Salientando que a RTA tem a porta aberta para esse interesse por parte dos protagonistas do Corridinho na região, o presidente da RTA acrescentou, «são processos que demoram anos, que exigem muito trabalho, a reunião de muitos elementos num projecto que, a concretizar-se é sempre bem acolhido e um motivo de orgulho para qualquer região do país».
 
Recordando que está em curso a candidatura de Sagres a património da humanidade pela UNESCO, Desidério Silva acredita que, o Corridinho possa seguir-lhe as pisadas. «É preciso que existam interessados em apresentar uma candidatura, nós estamos prontos para dar o nosso apoio».