Sociedade

"Crepe Algarvio" estreia-se na Feira da Serra de S. Brás de Alportel pela mão de um talento

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tony Cruz é o nome de um homem, que é a prova viva de que se pode recomeçar a qualquer altura da vida.

 
Um problema de saúde, levou-o a abandonar a sua profissão ligada à construção civil, em França. Com raízes em S. Brás de Alportel, Tony Cruz, viu-se numa encruzilhada, sem saber muito bem o que fazer, em termos profissionais. 
 
Decidiu então "fazer as malas" e com a sua mulher vir para Portugal, mais precisamente para São Brás de Alportel, a sua terra que diz ser "do coração". 
 
Durante a viagem Tony Cruz explicou que parou numa loja, e reparou que tinha à venda duas "crepeiras", despertando em si, algo que pensou então criar e desenvolver em Portugal. 
 
A base estava lançada, fazer crepes mas com o sabor do algarve. Depois de se informar e estudar um pouco sobre a arte de fazer crepes, começou a publicar os seus trabalhos e ideias nas redes sociais, sentido logo aí apoio por parte das pessoas que mostravam-se muito agradadas com o seu produto final. 
 
Até à criação do "Crepe Algarvio" foi um passo muito curto, já que o "feedback", deu-lha confiança para seguir em frente e fazer ele próprio a caravana e montar o negócio. 
 
Este sábado Tony Cruz foi até à Quinta do Peral, onde mostrou ao Algarve Primeiro e a outros convidados, nomeadamente a todo o executivo da autarquia de São Brás de Alportel, a sua forma de fazer crepes com o melhor sabor algarvio, desde crepes com hambúrger, passando pelo agridoce, com sabor a queijo de cabra, ou o bom chouriço caseiro do interior do concelho de Loulé. 
 
O segredo, segundo avançou o próprio ao nosso jornal, "está na simplicidade, dos produtos frescos artesanais e biológicos" e dá como exemplos "a farinha de trigo 100% biológica ou o chouriço da Serra do Caldeirão".
 
Este empreendedor, descarta por completo todo o processo industrial daquilo que produz, apenas diz que se trata de um "projeto sentimental pelo algarve".
 
A estreia quer da caravana, quer do negócio vai acontecer na Feira da Serra de São Brás de Alportel, a partir da próxima quinta-feira, para quem quiser provar, um produto de excelência, mas feito com muita humildade.
 
Ao Algarve Primeiro, Tony Cruz, avançou que "no dia em que a vida não tiver obstáculos, deixa de fazer sentido, o alimento e a essência do ser humano, é saber viver consoante as dificuldades, muitas vezes perdendo, acabamos por ganhar".
 
O seu objetivo é tornar-se no primeiro artesão crepeiro de Portugal, "gostaria de primar pelo amor que tenho à terra, respeitar o algarve, uma região com riquezas muita vezes pouco exploradas, por isso 99% dos produtos com que trabalho são da região". 
 
Tony Cruz recusa-se a dizer que tem grande talento para fazer crepes, diz ser "uma grande palavra", insistindo que o seu objetivo, "é mostrar a região como ela é, mesmo além-fronteiras, para aqueles que estão dispostos a conhecer o verdadeiro Algarve".
 
O preço por crepe vai dos 6 aos 9 euros, e quando falamos em gourmet, Tony Cruz não aceita essa filosofia para o seu negócio, realçando que o segredo é o modo artesanal, "aposto na qualidade e não na quantidade".
 
Por tudo isto, vale a pena provar e sentir a diferença do "Crepe Algarvio"!