Sociedade

Cursos sem saída responsáveis por 10% dos jovens licenciados sem emprego no Algarve

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, realizou no passado dia 19 de Fevereiro o quarto episódio da terceira série do ciclo de debates Teia D’Ideias, que decorreu na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão.

 
O tema da conversa foi "Gerações Mais Qualificadas, Gerações Mais Desempregadas", com a Teia D’Impulsos a desafiar os seus convidados a discutirem esta temática de forma a que se obtivesse algumas respostas para a situação atual dos jovens portugueses.
 
Do painel de discussão fizeram parte Paulo Carrasco (Universidade do Algarve), Isabel Quirino (Escola Secundária Poeta António Aleixo), Álvaro Henrique (Instituto do Emprego e da Formação Profissional) e Hugo Barros (CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia). 
 
A Teia D’Impulsos esteve representada no painel por Tiago Águas, quanto à moderação do debate esteve a cargo do Nuno Silva.
 
A tertúlia prolongou-se pela noite dentro com os participantes a discutir a questão do desemprego jovem, os diferentes níveis de qualificação, o empreendedorismo como alternativa e o papel da família no desenvolvimento profissional dos jovens.
 
Um dos problemas apontados durante o debate foi a contínua aposta em cursos que não têm saída no mercado de trabalho, sendo estes os maiores responsáveis pela taxa de cerca de 10% de desempregados com ensino superior concluído, na região do Algarve. 
 
A formação profissional tem vindo a ser adaptada às necessidades da região de modo a, por um lado, diminuir a taxa de desemprego e, por outro, qualificar as pessoas, tendo em conta que as empresas procuram pessoal qualificado.
 
O empreendedorismo acaba muitas vezes por ser a saída para alguns desempregados. Contudo, alguns destes jovens aparecem no CRIA já em fase de
desespero o que muitas vezes coloca em risco um possível projeto empreendedor. 
 
O painel de oradores representado pelas instituições que acompanham os jovens desde o ensino secundário até ao mundo de trabalho focou a necessidade de uma estratégia bem delineada de combate ao desemprego jovem, com a adaptação à realidade em que vivemos e às reais necessidades de emprego da região algarvia, podendo este ideal ser extrapolado para outras regiões do país.
 
Dando o mote para o próximo debate, foi colocada a questão do papel da estrutura familiar no desempenho e no percurso profissional dos jovens, tendo sido apontado o facto de que, normalmente, de famílias empreendedoras surgem jovens empreendedores.
 
Este debate contou também com alguns testemunhos da plateia, nomeadamente de jovens empreendedores, de jovens empregados e ainda de algumas pessoas com mais maturidade em questões sociais que deram o seu contributo para o enriquecimento do debate e resposta a esta problemática.
 
Esta Teia D’Ideias, que contou com a organização da Teia D’Impulsos, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro.