Economia

CUVI fala "em boa oportunidade para eliminar portagens no Algarve"

 
A Comissão de Utentes da Via do Infante apela ao Governo para que cumpra as promessas feitas ao Algarve e às suas populações.

 
A Comissão de Utentes da Via do Infante congratulou-se por, mais uma vez, algumas forças políticas terem apresentado na Assembleia da República, na discussão do Orçamento de Estado para 2018, propostas para a eliminação das portagens na Via do Infante.
 
Para a Comissão de Utentes, trata-se de uma boa oportunidade "para terminar de vez com uma calamidade que assola a região já há quase 6 anos", recordando que a introdução de portagens na Via do Infante ocorreu no dia 8 de dezembro de 2011, por decisão do anterior governo PSD/CDS, com o apoio do PS.
 
Além dos graves prejuízos que continuam a afetar a economia e a mobilidade na região, um dos aspetos mais nocivos prende-se com os inúmeros acidentes rodoviários que ocorrem na EN125, transformada numa perigosa rua urbana pejada de armadilhas mortais. Enquanto a requalificação da via entre Olhão e Vila Real de Santo António tarda em avançar, a requalificação entre Olhão e Vila do Bispo deixa muito a desejar, evidenciando erros técnicos clamorosos, destaca a CUVI num comunicado enviado à comunicação social.
 
Além da lista negra de acidentes, a Comissão fala também do "ruinoso e obsceno contrato da PPP da A22 tornando a situação das portagens ainda mais insustentável". Segundo a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos a cobrança de portagens atingiu o valor de 14,8 milhões de euros no 1.º semestre de 2017, receita que cobre apenas 43,5% do que o Estado tem de pagar à concessionária privada. Ou seja, o Estado teve de desembolsar mais 19,2 milhões para perfazer os 32 milhões que a concessionária recebeu. São cerca de 40 milhões que, anualmente, são subtraídos aos contribuintes e que vão direitinhos para encher os bolsos dos privados, realça o mesmo comunicado.
 
A Comissão de Utentes da Via do Infante apela ao Governo para que cumpra as promessas feitas ao Algarve e às suas populações.
 
Aos deputados do PSD, do CDS e, muito em particular, do Partido Socialista, lembra que têm agora uma boa oportunidade para abolir as portagens na discussão do Orçamento de Estado, juntando-se aos outros deputados das restantes forças políticas parlamentares.