Sociedade

Danças festivas de mouros e cristãos no Mediterrâneo ocidental para ver no Museu Municipal de Tavira

 
Inaugura, hoje pelas 17h00, no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira a exposição “Dançando o Mouro. Danças festivas de mouros de Tavira e cristãos no Mediterrâneo ocidental”, que estará patente até dia 20 de janeiro de 2018.

 
Desde há vários séculos, os territórios de língua catalã do Mediterrâneo ocidental são um dos centros nevrálgicos onde a imagem festiva do mouro dançou das mais diversas formas. Hoje, estes bailes ainda perduram de uma ou de outra forma e recuperam forças nos limites da identidade e da memória perdida...
 
O projecto expositivo recolhe bailes festivos de raiz tradicional onde o mouro fingido, contraposto ou não ao cristão, representava - ou ainda representa - um papel relevante. Desenvolve-se um percurso iconográfico, fotográfico e textual que, com a dança como leitmotiv, ilustra as múltiplas figuras do mouro festivo e dramático desde a Idade Média até aos nossos dias, explica nota da autarquia. 
 
Exposição itinerante comissariada por Raül Sanchis Francés, produzida pelo Museu Etnològic de Barcelona e pela Associació Cultural Joan Amades com a colaboração do Departament de Filologia Catalana de la Universitat Rovira i Virgili de Tarragona, da Diputació de Tarragona e da Cases de la Festa de l’Ajuntament de Barcelona.