Política

Delegação do PCP questiona Governo sobre "graves" problemas que afetam pescadores da Fuseta

 
Uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou recentemente o Porto de Pesca da Fuseta tendo reunido com a Direção da Associação dos Armadores de Pesca da Fuseta, inteirando-se dos "graves" problemas que afetam esta comunidade piscatória.

 
A mesma delegação ficou a saber que a barra e o canal de navegação da Fuseta encontram-se muito assoreados. Na maré baixa, a profundidade da água na barra não ultrapassa os 30 centímetros e no canal de navegação há zonas onde não é possível a circulação de embarcações, circunstância que ameaça a segurança dos pescadores e das tripulações e passageiros das embarcações marítimo-turísticas. 
 
A delegação do PCP presenciou, ainda um acidente com uma embarcação de 8,5 metros que, ao aproximar-se do cais, encalhou, tendo que esperar pela preia-mar para se soltar.
 
Os Comunistas destacam que a Fuseta vive essencialmente das atividades ligadas ao mar, "pelo que o assoreamento da barra e do canal de navegação, se não for contrariado, pode mesmo pôr em causa a sobrevivência desta comunidade".
 
Na mesma visita, os parlamentares, verificaram que "o cais do porto de pesca encontra-se muito degradado, exigindo urgentemente obras de reabilitação. Em alguns pontos, os bancos de areia não permitem que, na maré baixa, as embarcações se aproximem suficientemente das escadas de acesso, obrigando os pescadores a verdadeiros números de equilibrismo para chegarem ao cais".
 
Atrasos significativos no pagamento das compensações aos pescadores por parte do Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca, assim como na emissão de diversas autorizações por parte da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, são outros entraves que dificultam ainda mais para quem vive do mar, salienta a referida delegação. 
 
Perante este cenário, o Grupo Parlamentar do PCP questionou a Ministra da Agricultura e do Mar sobre a realização de dragagens na Fuseta, repondo as condições normais de navegabilidade na barra e no canal de navegação; sobre as obras de reabilitação do cais do Porto de Pesca da Fuseta; sobre os atrasos significativos no pagamento das compensações aos pescadores por parte do Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca, assim como na emissão de diversas autorizações por parte da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.