Sociedade

Demolições:Tribunal "chumba" e população concentra-se na Ilha do Farol

 
O movimento “SOS Ria Formosa/Je Suis Ilhéu” informou que irá organizar uma concentração em forma de cordão humano, esta segunda-feira dia 25 de abril na Praia da Ilha do Farol, a partir das 12h00.

 
Segundo os organizadores da iniciativa trata-se de uma ação em resposta "aos que querem destruir as comunidades das ilhas barreira, contra a poluição, contra tudo o que tem prejudicado a nossa Ria Formosa e aqueles que dela trabalham ou usufruem”. 
 
Recorde-se que o Supremo Tribunal Administrativo não admitiu o recurso que a Associação da Ilha do Farol apresentou com o objetivo de suspender as demolições. 
 
Foi a Sociedade Polis que informou em comunicado na passada sexta-feira, a decisão do Tribunal, que nem chegou a conhecer o conteúdo do recurso.  
 
Deste modo não foi reconhecida por parte do tribunal a tese que defendia que os logradouros e os quintais das casas serviam de 'habitat' de camaleões, espécie protegida por diretivas comunitárias. 
 
No entender do coletivo de juízes o intuito era "preservar interesses exclusivamente individuais e privados". 
 
Neste contexto o mesmo comunicado da Sociedade Polis, confirma que este processo está "encerrado".  
 
Refira-se que a autarquia de Faro, manifestou interesse em ficar com a concessão da ilha da Culatra que engloba os núcleos da Culatra, Hangares e Farol.
 
Foto SOS Ria Formosa