Sociedade

“Depressão na Infância e na Adolescência" é tema de seminário em Albufeira

Estão abertas as inscrições para o seminário “Depressão na Infância e na Adolescência”, um evento organizado pelo Município de Albufeira que irá decorrer no Auditório Municipal da cidade, no dia 28 de novembro, entre as 9h00 e as 17h00.

 
 
Famílias em crise, Automutilação, Prevenção e Autoestima são alguns dos temas que irão ser abordados por especialistas na área da psicologia e pedopsiquiatria. 
 
O primeiro painel versa sobre a Infância e conta com as intervenções de Augusto Carreira, diretor da área de pedopsiquiatria do Centro Hospitalar Lisboa Central, e de Teresa Leite, psicóloga clínica na Universidade Lusíada de Lisboa. 
 
A Adolescência é o tema central da segunda sessão, que tem como oradores os pedopsiquiatras Fernando Santos e Áurea Ataíde, ambos do Hospital Beatriz Ângelo. A encerrar a primeira parte do seminário, a pedopsiquiatra Maria do Carmo Marcelino e a psicóloga clínica Andreia Pacheco, do Centro Hospitalar do Algarve, vão abordar a problemática sob a perspetiva da Família.
 
A Prevenção é o tema em destaque na parte da tarde, a partir das 14h30, com Marina Carvalho, psicóloga clínica e da saúde do Centro Hospital do Algarve, Paulo Gomes, psicólogo de desporto e atividades físicas, e Inês Camacho, psicóloga educacional, a falarem sobre os programas de prevenção da depressão e a promoção da saúde e estilos de vida saudáveis. 
 
O seminário termina com um painel sobre Abordagens Alternativas e Complementares como a Naturopatia, que será apresentada pelo naturopata João Beles, ou a Terapia do Riso, trazida por Ana Banana.
 
A sessão de abertura do evento conta com as intervenções do presidente da Câmara Municipal Carlos Silva e Sousa, do presidente da Assembleia Municipal Paulo Freitas, e da vereadora responsável pelo pelouro da Família, Ana Vidigal.
 
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas no Gabinete da Família, localizado em frente ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, mediante entrega presencial da ficha de inscrição.