Política

Deputado municipal do PAN visitou obras do novo Centro de Recolha Animal de Olhão

 
O deputado municipal do PAN Olhão, Alexandre Pereira, visitou as obras do novo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), referindo em comunicado, que depois de "diversas dificuldades e adversidades" durante a construção, a conclusão da infraestrutura, que está prevista para o final do verão, contará com um espaço para 60 felinos, 150 canídeos e ainda um local para equídeos.

O espaço estará ainda equipado com um local específico para adoções, onde os possíveis tutores poderão passar algum tempo com os animais até que a adoção seja aceite. A equipa responsável pelo centro deverá ser composta por três médicos veterinários, "no entanto, depois da saída dos dois veterinários municipais em 2023, Olhão viu-se sem um veterinário a tempo inteiro durante alguns meses, o que veio colocar ainda mais pressão na resolução dos problemas que enfrentamos diariamente. Entretanto, no início de abril entrou ao serviço um novo veterinário, com o qual esperamos reunir em breve", esclarece Alexandre Pereira em nota divulgada. 
 
Durante a visita, o deputado municipal diz ter identificado "alguns pormenores", referindo o facto de os alojamentos para os canídeos estarem muito perto dos alojamentos para os felinos, "o que poderá provocar stress e comportamentos agressivos nos animais", sugerindo que seja feito um esforço para entre os espaços colocar uma barreira acústica. 
 
 
Devido ao facto de o Centro de Recolha Animal "estar muito isolado", Alexandre Pereira explica que a segurança do espaço "foi também uma preocupação apontada por nós". Apesar deste investimento do Município de Olhão, o representante do PAN afirma que o CROA "não irá resolver os problemas que ainda se fazem sentir no dia a dia", criticando a ausência de um regulamento de proteção, saúde e bem-estar animal; a necessidade de um Banco Alimentar Animal para famílias carenciadas, "ajudando a minimizar a problemática do abandono animal por falta de recursos"; a aplicação dos programas CED (Captura, Esterilização, Devolução) "que deverá ser mais eficaz e com maior corresponsabilidade por parte do município", além da aposta "forte" numa política de educação/sensibilização sobre o tema da proteção e bem-estar animal à população em geral.