Economia

Desemprego aumenta mais de 50% no Algarve após o Verão

 
Em Outubro, os centros de emprego nacionais receberam 70.194 novas inscrições, menos do que no mesmo mês de 2014 e do que em Setembro. No Algarve, o desemprego aumentou mais de 50%.

 
Segundo revelou hoje o "Público", e com base em informações do IEFP, depois da forte subida registada em Setembro, as novas inscrições de desempregados nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional voltaram a cair em Outubro. O Algarve e os Açores foram a excepção à regra e contrariaram a tendência de descida.
 
Ao longo do mês de Outubro, 70.194 pessoas inscreveram-se nos centros de emprego de todo o país, menos 4,3% do que no mesmo mês do ano anterior e menos 5,7% do que em Setembro. 
 
No Algarve, apesar de haver menos novos inscritos do que na mesma altura do ano passado, entre Setembro e Outubro verificou-se um aumento de 50,4%. 
 
Olhando apenas para o Continente, o fim de trabalho não permanente continua a ser o principal motivo de inscrição dos novos desempregados, representando 42% do total. 
 
Olhando para o total de desempregados inscritos no final de cada mês, o IEFP dá conta de 542.030 pessoas nessa situação, uma queda de 10,5% em comparação com 2014, acrescenta o "Público".