Sociedade

Dez aparelhos desfibrilhadores disponíveis em vários espaços do concelho de Silves

 
«Esta é uma iniciativa pioneira no país e um projeto estruturante para o Município», disse Luísa Conduto Luís, Vereadora da Câmara Municipal de Silves (CMS), na assinatura do protocolo entre a autarquia e a Associação Mutualista Montepio, que teve lugar hoje e que permitirá que 10 aparelhos desfibrilhadores/DAE - Desfibrilhadores Automáticos Externos fiquem disponíveis em vários espaços do concelho.

 
A autarca considerou extremamente benéfica para a população a existência destes equipamentos, que serão colocados na cidade de Silves, em Armação de Pêra, SB Messines e S. Marcos da Serra, contando-se no futuro próximo, estender a iniciativa a outros locais e freguesias. Os aparelhos estarão à disposição da população residente e visitante de forma permanente, especialmente durante a realização de grandes eventos, podendo fazer a diferença entre a Vida e a Morte.
 
Carlos Bispo, Administrador da Associação Mutualista Montepio, referiu-se ao momento como sendo «muito importante», nomeadamente por permitir uma «estreita cooperação entre as duas instituições no apoio social às populações, indo ao encontro do empenho demonstrado pela Presidente Rosa Palma na concretização deste projeto». 
 
No que concerne ao Montepio, Carlos Bispo afirmou que «desde a primeira hora o Presidente da instituição identificou este projeto com o ADN da Associação Mutualista», pelo que desde logo entenderam que esta seria «uma boa oportunidade do Montepio ir ao encontro daquilo que deve ser e da forma de termos uma sociedade mais apta e melhorada», proporcionado a quem cá vive e a quem visita o concelho que o possa «fazer de uma forma mais segura».
 
«Temos de agradecer», referiu a vereadora da CMS, «a quem nos ajudou a concretizar esta iniciativa, nomeadamente ao Dr. Donato Ramos, médico da Associação de Socorros Mútuos João Deus, de Silves, que foi uma peça chave no desenvolvimento desta iniciativa». A autarca agradeceu, ainda, à Cruz Vermelha Portuguesa, representada por António Pontes, pela colaboração na formação de mais de 50 pessoas que estarão aptas a utilizar estes equipamentos.
 
Após a assinatura do protocolo, todos os participantes participaram numa demonstração de como se deverão utilizar estes equipamentos, realizada pelo Coordenador da Delegação da Cruz Vermelha de Albufeira-Silves, Rui Martins e pela enfermeira Ana Vieira, com a colaboração da técnica da CMS Cláudia Silva, uma das pessoas que frequentou a formação para uso dos DAE’s. No castelo de Silves, um dos espaços onde está disponível um desfibrilhador, todos puderam ver como é fácil manusear o equipamento e, com a ajuda destes profissionais de saúde e do médico Donato Ramos, foi ainda mais simples compreender a importância que poderão ter para salvar vidas.