Economia

Dia da Europa celebrado no Baixo Guadiana

 
O Baixo Guadiana, mais precisamente, as localidades de Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte vão ser palco das celebrações do Dia da Europa no Algarve, que se assinala a 9 de maio, uma segunda-feira, no âmbito da campanha "30 anos 30 iniciativas".

 
A organização está a cargo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), do Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020, do Centro Europe Direct do Algarve e do Enterprise Europe Network e conta com a parceria da Eurocidade do Guadiana, da Associação Odiana e do Jornal do Baixo Guadiana como media partner.
 
Diversas iniciativas terão lugar ao longo do dia 9 de maio, percorrendo este território nos dois países, Portugal e Espanha, tentando envolver toda a população.
 
Para a parte da manhã estão reservadas as cerimónias oficiais do dia, a ter lugar no Revelim de Santo António, onde, para além dos discursos dos autarcas portugueses e espanhol, do Presidente da CCDR Algarve e Gestor do CRESC ALGARVE 2020 e do Presidente da Eurocidade do Guadiana (Castro Marim), haverá lugar à participação de jovens artistas na área da música. Seguem-se as visitas a obras co-financiadas no território da Eurocidade do Guadiana, nomeadamente através de fundos de Cooperação Transfronteiriça e do PO Regional.
 
Em simultâneo, decorrerão atividades de informação e de sensibilização para a participação democrática e cidadania europeia destinadas à população escolar do básico e secundário. De referir que ao longo do dia a Associação Portuguesa de Ambiente vai estar a dinamizar a iniciativa «Ribeiras Partilhadas» na Bacia Hidrográfica de Odeleite. 
 
Durante todo o dia, e em vários locais, a população vai ser convidada a «Pintar a Europa» em telas que mais tarde serão expostas na Biblioteca Municipal de Castro Marim.
 
A parte da tarde está reservada para dois momentos distintos de reflexão e de debate.
 
O primeiro, «Ler a Europa» pelas 15h00 no Espaço Guadiana, em Alcoutim, promete ser um momento de partilha, para quem protagonizou de um lado e de outro da fronteira, o contrabando tradicional antes da abertura das fronteiras no seio da União Europeia, impensável nas décadas de 60 e 70 do século passado. 
 
A apresentação do livro «Contrabando Tradicional no Baixo Guadiana» está a cargo do Antropólogo Social Rafael Cáceres Feria da Universidade de Olavide, em Sevilha, que tem quatro anos de investigação feita sobre a temática, precisamente, no Baixo Guadiana. O Professor António Covas, especialista em assuntos europeus, será o comentador convidado.
 
Pelas 17h00 a biblioteca municipal de Castro Marim receberá o debate «30 anos depois, que futuro?» o qual contará com a presença de Luis Gomes, Presidente da C. M de Vila Real de Santo António, na qualidade de membro do Comité das Regiões, e o Ex-Deputado Europeu, agora Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e da porta-voz do Parlamento da Andaluzia na Comissão de Assuntos Europeus. 
 
O Dia da Europa, encerra com arte. Pelas 18h30 a Casa do Sal, em Castro Marim, vai receber a inauguração de três exposições: «Eurocidade do Guadiana: 3 anos de iniciativas», «Pintar Europa - Art in Progress» e «Cana e Luz por Vilma André».