Comportamentos

Dicas para combater o mau humor

 
Se costuma acordar mal humorado e com pouca paciência para conviver com os outros, aproveite as nossas dicas para mudar algo na sua vida.

1-Aprenda a rir das coisas mais simples e insignificantes, pois esse estado de alma vai ajudá-lo a sentir-se mais livre.
 
2-Pratique diariamente algum exercício físico, pois o simples ato de se mexer vai permitir que se liberte de tensões negativas.
 
3-Quando se sentir mais “carregado” e sem paciência até para si mesmo, coma um doce, reserve um tempo para estar com alguém bem disposto e num ambiente relaxado e descontraído.
 
4-Ouça música e dance sempre que puder, pois estas duas atividades são ótimas para melhorar o seu bem-estar em geral.
 
5-Reserve um tempo para estar consigo mesmo, uma vez que, uma das causas do mau humor é precisamente essa falta de encontro pessoal. Aprenda a gostar de estar consigo, de ler um bom livro, e de deixar fluir o pensamento. Escrever ou desenhar também ajuda muito nessa tarefa.
 
6-Não se preocupe demasiado com o que os outros pensam a seu respeito, já que esse medo da opinião alheia é uma fonte de mau- humor.
 
7-Não exija demasiado de si e dos outros, já que isso é uma prisão diária que não lhe dá espaço para que se sinta bem.
 
8-Durma bem. Procure não levar os problemas para a cama, já que o seu descanso é precioso e a base para que acorde bem no dia seguinte.
 
9-Aproveite o seu tempo livre para estar com quem ama, lhe dá prazer e significado à vida. Organize-se de forma a estar esse tempo de qualidade com o seu cônjuge e filhos, pois será aí que vai recuperar as suas forças para dormir bem e acordar melhor.
 
10-Aprenda a desfrutar dos momentos e das situações mais simples da vida descontraindo-se, não exigindo uma perfeição que não tem e que os outros igualmente não têm. Para isso, desligue os ecrãs quando está no seu tempo de descanso e reserve esse momento para estar nas situações em pleno.
 
Estas são dicas que podem ajudar no imediato situações leves de mau humor, mas se a situação for mais complexa, não hesite em procurar um profissional na área da psicologia que o poderá ajudar a identificar as causas desse mau humor persistente. Lembre-se de que, as pessoas com quem convivemos também podem ser uma fonte de bem-estar ou de mau-estar, pois pessoas negativas, que reclamam de tudo e que parecem estar sempre de mal com a vida, também são uma fonte de mau-estar, daí sugerirmos que procure boas companhias para o seu tempo livre. No trabalho, evite os colegas conflituosos e mal humorados. Fale apenas o essencial, mas procure compensar-se com estímulos positivos quando está fora desse ambiente. Na realidade, não podemos mudar as pessoas em nosso redor, nem devemos perder tempo com isso, mas podemos e devemos concentrar-nos na nossa vida e melhorá-la a ponto de conseguirmos descontrair e relaxar diariamente. Entenda este momento de descompressão como algo necessário e tão importante para o seu bem-estar como tomar banho diariamente e alimentar-se corretamente.
 
Um outro ponto a favor do bem-estar é o voluntariado, já que, fazer bem aos outros dá-nos uma agradável sensação de prazer e bem-estar, por isso, se tem algum tempo livre, ofereça-o a alguém e verá que o seu humor melhora significativamente.
 
Fátima Fernandes