Sociedade

Dieta Mediterrânica é tema de exposição no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

 
 
Até ao próximo dia 28 de agosto, é possível apreciar no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira a exposição que dá motivos de satisfação pela alimentação que marca a cultura mediterrânica desde tempos ancestrais e que tem vindo a ser alvo de interesse não só turístico, como científico.

 
As diversas vantagens da dieta mediterrânica foram, de resto, um dos pontos salientados por Jorge Queiroz, diretor do departamento de Cultura, Património e Turismo da Câmara Municipal de Tavira e Coordenador Técnico da candidatura transnacional da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, aquando da inauguração desta exposição, a 17 de junho.
 
O vinho, os cereais e o azeite foram o mote para um pouco de história da região e benefícios para a saúde na intervenção do presidente Câmara, Carlos Silva e Sousa, que se dirigiu a jovens presentes, lembrando nomeadamente o valor do figo, que poderia ser a totalidade da refeição dos algarvios de outrora, devido ao seu valor energético e capacidade de conservação. 
 
O autarca salientou em relação ao medronho e às bebidas que deveriam voltar a estar na moda nas noites da região: “o sermos algarvios é algo que é muito nosso e temos que dar valor ao que somos, e não temos que copiar ninguém”, salientou.
 
A responsável pelo Museu, Idalina Nobre, apresentou por seu turno a história da alimentação em Albufeira, referindo, por exemplo, o apreciado café ainda sob o domínio árabe e as quantidades e qualidade das ostras outrora existentes no Município. Depois da visita à exposição, foi possível degustar diversas iguarias regionais, nomeadamente as papas de milho com berbigão e conquilhas.
 
A mostra pode ser visitada de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e aos sábados, domingos, terças e feriados das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira encerra à segunda-feira.