Sociedade

Direção Regional de Cultura do Algarve promove até ao final do ano programa de dinamização e valorização dos Monumentos

Dinamizar, Valorizar os Monumentos - DiVaM - é o programa que a Direção Regional de Cultura do Algarve promove até ao final do ano, em parceria com vários agentes culturais e municípios algarvios, oferecendo à população um leque diversificado de eventos que vão desde a música, teatro, intervenção teatral de rua, dança, perfomance, recriações, procurando diversidade na oferta cultural complementar dos monumentos do Algarve.

 
Ontem o programa DiVaM foi divulgado em sessão pública, perante parceiros, autarquias envolvidas, entidades, e comunicação social.
 
Procedeu-se à assinatura dos contratos-programa com todos os agentes culturais que abraçaram esta iniciativa e contribuíram com a apresentação de propostas de iniciativas.
 
Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, o objectivo principal deste programa passa por criar uma dinâmica cultural que leve as comunidades de proximidade a revisitar o seu património, mas também a ter um efeito surpresa sobre os visitantes que contribua para criar novas memórias desses espaços. 
 
Para além de "lugares de memória" deseja-se que os monumentos sejam também lugares de vivências, de emoções, "lugares de bons momentos".
 
Esta dinâmica irá acontecer nos Monumentos que estão afetos à Direção Regional como o Castelo de Aljezur, Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Monumentos Megalíticos de Alcalar, Villa da Abicada, Castelo de Paderne, Castelo de Loulé e Ruínas Romanas de Milreu.
 
A sessão teve o seu arranque nas Ruínas Romanas de Milreu em Estoi, com a participação da Associação Apeoralidade e com o Grupo Moças Nagradadas, que ofereceram cantos sobre a "Mulher e a Liberdade" integrados nas comemorações nos 40 anos da Democracia.